Para entender o que são estrias e celulites, antes precisamos compreender como é a estrutura da pele humana. A pele é constituída pela epiderme, que é um tecido epitelial com várias camadas e pela derme, que é uma camada de tecido conjuntivo. O que diferencia os tecidos biológicos, que são um agrupamento de células, é o tipo de célula que os compõe.
Sobre a epiderme há uma camada de queratina, proteína que promove a morte das células epiteliais próximas, formando uma camada resistente ao atrito e à perda de água.
A epiderme é constituída por células epiteliais achatadas, que são constantemente renovadas, sendo que nos humanos essa renovação se dá a cada 2-3 semanas. Enquanto a epiderme é constituída somente pelas células epiteliais, a derme, além de possuir células chamadas fibroblastos, também contém vasos sanguíneos, terminações nervosas, glândulas e fibras protéicas. É por isso que quando nossa pele é cortada superficialmente (como uma leve agulhada) ela não sangra e nem sentimos dor, porque somente a epiderme foi atingida.
Os fibroblastos presentes na derme produzem fibras chamadas colágeno e elastina, que conferem resistência e elasticidade à pele, respectivamente. Apesar das fibras de elastina conferirem elasticidade à pele, elas têm um limite. Quando a pele estica demais, esse limite é ultrapassado, então ocorrem rupturas nas elastinas da derme, que dão origem as estrias. É por isso que na adolescência, fase de rápido crescimento corporal e também na gravidez, há grande tendência para o surgimento de estrias. As elastinas rompidas cicatrizam, no entanto, o novo tecido formado é do tipo fibroso e essa diferença de tecido é que dá o aspecto característico às estrias.
Abaixo da pele, ainda há a hipoderme, também chamada de camada subcutânea, que é constituída por tecido conjuntivo frouxo, sendo rica em fibras e células de gordura, os adipócitos. A gordura é importante por agir como isolante térmico e reserva de energia. As celulites são justamente saliências da gordura da hipoderme na derme, gerando as indesejadas "covinhas". Por que as mulheres têm uma tendência maior a apresentarem celulites do que os homens? Por 2 fatores: o primeiro, as mulheres normalmente possuem uma estrutura corporal com mais gordura do que os homens e segundo, a disposição das fibras presentes na hipoderme são diferentes no homem e na mulher, facilitando o aparecimento da celulite na mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário