ALIMENTOS ANTI-CARCINOGÊNICOS
Muitos fatores dietéticos estão associados à prevenção ou surgimento do câncer; variando desde nutrientes tradicionais como vitaminas antioxidantes, gordura e polissacarídeos vegetais a alimentos como verduras e legumes, carnes e frutas, a fitoquímicos como glucosinolatos, fitoestrógenos e carotenóides. A quimioprevenção através dos fitoquímicos presentes na alimentação representa um grande avanço na elucidação do papel preventivo do alimento no combate ao câncer.
Assim, o homem há várias décadas vem isolando compostos presentes em alimentos de origem vegetal para testá-los como possíveis agentes anticarcinogênicos.
Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação.
O Instituto Nacional de Câncer do EUA sugere, de acordo com as evidências científicas, os seguintes alimentos com substâncias protetoras para alguns tipos de câncer:
De acordo os estudos não são os compostos isolados e ingeridos sob a forma de suplementos que podem diminuir o risco de câncer, mas sim uma dieta rica em substâncias anti-carcinogênicas, associada a hábitos de vida saudável, como abandono do tabagismo; etilismo, e prática de atividade física.
Visite também o nosso parceiro Doido, o Diego deu uma "entrevista" para ele. E acesse os melhores conteúdos da blogosfera:
Nenhum comentário:
Postar um comentário