Vejo lá e ponho aqui

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Como fazer álcool em gel - MDig

[30-07-2009]

Como o avanço da gripe A, o álcool em gel, destinado a assepsia complementar após a lavagem das mãos, já começa a rarear ou encarecer nas prateleiras das farmácias. Por isso aqui vai uma receita bem simples de quem queira fazê-lo em casa. Os ingredientes podem ser encontrados em qualquer fármacia ou drogaria de manipulação.


Ingredientes:
Para 1 litro de gel antibacterial

- 700ml de álcool a 96% (ou 1 litro de álcool a 70%)
- 300 ml de água
- 7.1/2 colherinhas de chá de carbopol
- 2.1/2 colherinhas de glicerina
- 2.1/2 colherinhas de trietanolamina

Se quiser que o gel tenha cor, precisa algumas poucas gotas de colorante vegetal e se ademais deseja que tenha aroma, pode agregar umas gotinhas de essencia a sua escolha também encontradas em drogarias.

Instrumentos:

- Uma vasilha de vidro com capacidade de um litro
- Um coador de malha fina
- Um recipiente pequeno de vidro
- Um batedor de ovo
- Um recipinte de plástico (reutilizar vasilhamens de álcool)

Preparo:
Coloque o coador sobre o recipiente pequeno e peneire o carbopol para desfazer os grumos. Utilize uma colher se necessário para pulverizá-lo por completo.

No recipiente grande, coloque a água e o álcool e agregue o carbopol lentamente enquanto mistura fortemente com o batedor.

Quando o álcool e o carbopol estiverem bem misturados, acrescente a glicerina lentamente, misture suavemente e depois coloque a essêncie e o colorante se desejado. Assegure-se de que tudo está bem misturado e acrescente pouco a pouco a trietanolamina, primeiro uma colherinha, mistura, outra colherinha e mistura, até que você obtenha a consistência desejada.

Se por algum motivo a mistura ficar muito pastosa, acrescente, pouco a pouco, mais álcool até obter novamente a consistência desejada.

Ao final guarde o produto no vasilhamen escolhido e tampe bem para evitar a evaporação.

Atenção: o álcool é inflamável, tenha cuidado na hora do preparo e mantenha o produto longe do alcance de crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog