Vejo lá e ponho aqui

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Suspeito de envolvimento em sequestro morre durante tiroteio em São Bernardo

Evandro De Marco
Do Diário do Grande ABC

Um homem foi morto e outras três pessoas acabaram presas durante tiroteio com a polícia no final da tarde de quinta-feira em São Bernardo. Os quatro são suspeitos de envolvimento em roubos, tráfico de drogas e pelo menos um sequestro ocorrido no dia 6 de junho passado em Itapevi, cidade da Grande São Paulo.

Desde o crime que terminou com o pagamento de resgate depois de quase um mês de negociações, Wesley dos Santos, 20 anos, vinha sendo monitorado por policiais civis da Delegacia Antissequestro de Itapevi, que conseguiu na justiça autorização para escutas telefônicas.

Por volta das 18h desta quinta-feira, os investigadores descobriram que Santos estava em uma loja de som automotivo na avenida Luis Pequini, bairro Santa Terezinha, e foram ao local. Como tinham acesso às ligações feitas pelo celular do suspeito através do grampo, os policiais descobriram que ele estava desconfiado e ligou para um amigo pedindo que fosse resgatá-lo.

O telefonema seria para Celso Laurentino da Silva, 36, que foi ao encontro do amigo em um Golf dourado acompanhado de Ozinaldo de Sousa Leite, 34, e da namorada de Santos, Kesia Muniz Faustino, 18, que está grávida.

Além dos três que chegariam em seguida, os investigadores também souberam que haveria um outro carro cinza para fazer a escolta e decidiram pedir ajuda a policiais de São Bernardo.

Antes que o reforço chegasse, o Golf encostou e Santos entrou no veículo. Quando o grupo se preparava para sair, os investigadores da Antissequestro de Itapevi decidiram fazer a abordagem sozinhos.

Santos, então, desceu do carro e trocou tiros com um dos policiais. No revide, o sequestrador foi atingido por um tiro no peito. Ferido, ele correu por aproximadamente 200 metros até cair no chão na rua Dom Bernardo José Bueno de Miele, onde foi preso.

O suspeito foi levado ao Pronto-socorro Central, mas não resistiu ao ferimento e morreu. Com Santos foi encontrada uma pistola calibre 7,65 sem numeração.

A polícia também apreendeu o celular de Silva que teria sido usado durante as negociações do sequestro. "Todos os presos fazem parte de uma organização criminosa. Três deles, com certeza, participaram do sequestro. O Ozinaldo, se não participou, pelo menos pertence ao PCC (Primeiro Comando da Capital) como os outros", afirmou o delegado da Antissequestro de Itapevi, Gilmar Camargo Bessa, que já chefiou a Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São Bernardo.

Santos já tinha passagem por roubo e era foragido da Penitenciária de Reginópolis, interior do Estado de São Paulo.

Silva, Leite e Kesia foram encaminhados ao 6º Distrito Policial, no bairro Baeta Neves, onde foram indiciados por formação de quadrilha e resistência à prisão.

OS BÁRBAROS CHEGARAM

do Reinaldo Azevedo | VEJA.com de Reinaldo Azevedo

Ontem, quem diria?, o antiamericanismo viveu o seu dia de glória na América Latina. E justo agora, quando Barack Hussein preside os EUA. Como sabemos, ele era o candidato dos antiamericanos do mundo inteiro, inclusive dos antiamericanos americanos.

Os EUA fizeram um novo acordo militar com a Colômbia para o uso de bases no país sul-americano. Hugo Chávez foi o primeiro a gritar. E, como sempre, Celso Amorim e Lula vieram atrás, batendo lata. Em visita ao Brasil, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, demonstrou discreto desconforto com o acordo. Também no país, o chanceler da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, foi mais duro. Vai cobrar satisfações dos americanos… Huuummm… Vai ver ainda não se conformou com a independência da América Espanhola, né? E a imprensa brasileira não fez bonito neste particular.

O mundo não anda lá muito salubre, é verdade. Mas raramente vi a estupidez e o cinismo num abraço tão estreito. Que outros países da América do Sul, em especial o Brasil, cobrem informações, vá lá. É do jogo — embora, que fique claro, o acordo de cooperação militar da Colômbia seja feito com uma nação amiga do Brasil.

Asqueroso é o fato de Brasil, Chile, Espanha e imprensa terem praticamente ignorado o fato de que o Exército colombiano encontrou e apreendeu armamento da Venezuela em acampamentos das Farc. Na Folha, faz-se uma ligeira lembrança do caso. No Estadão, os verbos que relatam o assunto estão no futuro do pretérito.

E, no entanto, as armas foram encontradas e estão em poder do Exército colombiano. O governo da Suécia e a empresa daquele país que vendeu o armamento à Venezuela confirmam o achado. Mas não só isso. Não se fez menção no Brasil a e-mails que estavam no laptop de Raúl Reyes que relatam encontros de um líder terrorista com dois generais venezuelanos do círculo próximo a Chávez para tratar justamente do envio dos lança-foguetes… e dos foguetes. A reportagem, detalhada, está na revista SEMANA, da Colômbia. Publiquei uma tradução quase integral da reportagem na segunda-feira.

Nada! Lula, Bachelet (ela um pouco mais discreta), Celso Amorim (claro!) e Moratinos, o chanceler espanhol, preferiram secundar Chávez nas críticas à Colômbia. O governo de Álvaro Uribe cobra explicações da Venezuela há dois meses. E nada! Quando os colombianos tornam público o achado, o Bandoleiro de Caracas estrila, congela as relações comerciais, chama o embaixador de volta e ainda denuncia a… Colômbia!

Lula, para variar, discursa por todos os lados… "Posso dizer que a mim não me agrada mais uma base na Colômbia. Mas como eu não gostaria que o Uribe desse palpite nas coisas que eu faço no Brasil, eu prefiro não dar palpite nas coisas do Uribe". A fala é ambígua e, pra variar, pode significar qualquer coisa. O fato é que ele soltou as rédeas do assanhadíssimo Amorim, que, por sua vez, orientou Antonio Patriota, embaixador do Brasil em Washington, a cobrar do governo americano mais informações sobre o tal acordo.

O Brasil não pára por aí. Decidiu enviar Marco Aurélio Garcia, o Top, Top, para fazer a mediação entre Uribe e Chávez. Garcia? Um mediador tem de estar, literalmente, no meio. Quando a Colômbia foi caçar aqueles vagabundos na selva equatoriana, Garcia deu algumas entrevistas censurando, obviamente, a vítima: os colombianos. Indagado por um jornal francês se as Farc não são terroristas, afirmou que o Brasil declarava a sua neutralidade. Entenderam? Diante de um grupo que trafica cocaína, que seqüestra, que mantém campos de concentração, que mata, o Brasil é NEUTRO. Que mediador poderia ser melhor do que o Rei do Tártaro?

Lula, Bachelet e Chávez querem discutir o acordo no âmbito da tal Unasul, que é aquela espécie de OEA do B que o Brasil insistiu em criar — uma OEA sem os Estados Unidos! Ah, sim: o próximo presidente do grupo será o bolivariano Rafael Correa, que acoitou as Farc e teve a campanha financiada por elas. Vocês não acham que a Colômbia deveria realmente apostar todas as suas fichar numa entidade dirigida por um moralista como Correa?

Qual é a desculpa esfarrapada para a gritaria? Ao ampliarem a presença militar na Colômbia, os americanos estariam incentivando uma corrida armamentista na região! O argumento chega a dar nojo. Chávez celebrou há dias um acordo de cooperação militar com a Rússia. Ele não deu explicações a ninguém, e ninguém lhe cobrou coisa nenhuma, o Brasil muito menos. Quer dizer que, ao aumentar a presença militar em seu próprio continente, os EUA estariam incentivando a corrida armamentista, mas quando Rússia e Irã — sim, o Irã quase nuclear — celebram acordo com Chávez, isso é só matéria que diz respeito à autodeterminação dos povos? Lula aproveitou ainda para alimentar uma teoria conspiratória. Também se opõe à reativação da Quarta Frota americana, sugerindo que ela estaria interessada no petróleo do pré-sal. O dia ontem foi pródigo em asnices.

É espantoso que esse discurso ainda sobreviva na América Latina! Dá conta do nosso atraso. O risco é Barack Hussein recuar para que possam ter dele uma boa impressão. Vejam o homem aí abaixo cumprindo a sua primeira (e, até agora, única) promessa de campanha: tomar cerveja com um policial injustamente acusado de racismo e com um professor injustamente "acusado" de vítima.

Não precisamos mais ficar à espera dos bárbaros. Já chegaram.

Bolsa de Valores: como funciona, como se ganha dinheiro?

do - novo-MUNDO de SLK R

Muffet

Não vou explicar os básicos da Bolsa de Valores. Vá no Google e procure que tem DEZENAS, CENTENAS de sites explicando detalhadamente e didaticamente. Nestes posts irei comentar AS MINHAS EXPERIÊNCIAS, e recomendo ler com cautela e analisar. Não vá bancar o retardado de achar que eu sou o mestre da bolsa de valores.

Comecei a investir pela Itaú Corretora. Tinha conta no Itaú, então achei mais fácil. Comprei umas ações de Petrobrás e Vale e fiz umas vendas lucrando uns valores patéticos. Eu operava até então no mercado fracionário. Acabei desistindo. O valor cobrado em taxa de corretagem por eles não compensa para pequenos investidores.

Invisto pelo Home Broker operando ações diretamente do meu computador, sem interferência de terceiros. Eu compro e vendo a hora que eu quiser com os preços do mercado. Mando dinheiro para a corretora através de TEF (transferência eletrônica de fundos) ou DOC, e para sacar dinheiro tem uma opção no menu do HB (home broker).

A segunda corretora pela qual operei foi a Título (vulgo EASYNVEST). Esta é bem mais econômica e cobra por negócio executado. R$10 reais por uma ordem de venda ou uma ordem de compra executada.

É CARO!

Ouço pessoas dizendo que R$10 por corretagem é caro. Para investir na bovespa não há mínimo, mas pessoalmente recomendo uns 10 mil reais. Caso contrário não vale muito a pena. Com menos de 10 mil a grana irá se diluir caso você queira montar uma carteira de ações. E comprar de 100 ações só traz sofrimento, acredite. Menos de 100? Nem pense em entrar no mercado fracionário (eu pelo menos não faço nem 1cm de questão).

Pois então, a Easynvest tem uma boa plataforma, mas saí de lá depois de o sistema não estar disponível por uma manhã inteira. Isso é um absurdo.

Fui atrás de outra corretora, comparei várias e escolhi a Spinelli que chama seu HB de INVESTBOLSA. Eles cobram R$16,90 por ordem executada. Os motivos da escolha?

  1. - Software desktopTrader pro
  2. - Possibilidade de operar pelo celular (+R$40/mês)
  3. - AjaxTrader, HB direto pelo site deles (o da Easynvest é parecido com este, inclusive)

____

Enfim. Se você vai começar na bolsa agora eu recomendo uma das três corretoras a seguir. As três aparentemente funcionam bem e cada uma no seu preço.

TOV: R$5 por ordem executada

Easynvest: R$10 por ordem executada

InvestBolsa: R$16,90 por ordem executada

Para abrir conta você precisa preencher uma documentação chatinha e enviar pelo correio. É tranquilo.

Depois que eles analisam e aprovam seu cadastro você deposita a grana na conta da Corretora, eles liberam acesso ao Home Broker e você pode operar comprando e vendendo ações!

Até o próximo post! o/

__

foto: Muffet on flickr.

PF de Lula é que vazou grampos, diz Mendes

deu na folha de s.paulo

Para presidente do STF, na Polícia Federal da gestão Paulo Lacerda "havia uma decisão política de vazar" informações

Ministro defende advogados, acusados por Tarso Genro (Justiça) de revelar informações de inquéritos sob segredo de Justiça

De Flávio Ferreira:

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, disse ontem que no governo do presidente Lula a Polícia Federal adotou a prática de vazar informações sigilosas de inquéritos e essa conduta foi orientada por uma "decisão política".

Mendes atacou a PF ao ser indagado sobre o fato de a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ter protocolado no STF um pedido de explicações a ser encaminhado ao ministro da Justiça Tarso Genro, que acusou advogados de vazamentos.

Na terça-feira, Genro disse que o sigilo de Justiça "praticamente terminou no país", ao comentar a divulgação pela imprensa de conversas entre José Sarney, o filho dele, Fernando Sarney e neta do presidente do Senado, Maria Beatriz Sarney, grampeados na Operação Boi Barrica da PF.

O presidente do STF respondeu que não iria fazer comentários sobre o pedido da OAB, pois poderia ter que julgar o requerimento, e lembrou de uma decisão recente do STF que garantiu a advogados acesso a inquéritos e ações sob sigilo.

Em seguida, o magistrado passou a disparar: "É verdade que no modelo anterior em que o inquérito era puramente sigiloso havia vazamentos. Aí não se pode dizer que era culpa dos advogados. Os advogados não tinham acesso. A Polícia Federal durante todo o governo Lula praticou com grande tranquilidade a prática do vazamento".

O ataque prosseguiu com menção a Paulo Lacerda, ex-diretor geral da PF: "Eu acho que é até uma marca da gestão Paulo Lacerda na PF. Era o vazamento, até vazamento para dadas emissoras de televisão. Então não era um modelo de processo sigiloso. Havia vazamentos porque havia uma decisão política de vazar", disse. Assinante do jornal leia mais em: PF de Lula é que vazou grampos, diz Mendes

Loura-ruiva

Ana Maria Braga anda brincando de ser ruiva em seu programa de TV.

O Louro José continua verde!

Portal de maquiagem da Capricho


A revista Capricho lançou um portal de maquiagem super bacana! Cheio de dicas e tutoriais. Alguns deles: "Como disfarçar olheiras", "Como esconder uma espinha", "Como preparar a pele" e "Como remover o make e por quê". Passe lá se quiser aprender a se maquiar melhor.

Link: Capricha no Make

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dúvida Em Leilão Online…

Este episódio aconteceu no Craigslist, que é uma rede de comunidades online que disponibiliza anúncios gratuitos aos usuários.

Eis que apareceu esta pérola:

(fonte)

Mistério cerca novas negociações do Santos

A diretoria do Santos já dá como praticamente certas as contratações do zagueiro Gil, do Atlético Goianiense, e do lateral George Lucas, que estava no Celta (ESP).

Até aqui, a forma como os negócios serão fechados é desconhecida até por dirigentes santistas. Dentro do clube, é consenso que não há dinheiro em caixa para investir na aquisição de atletas.

Pelo menos no caso de Gil há uma explicação. Segundo a reportagem do LANCENET! apurou, um parceiro trazido por Luxemburgo, de nome ainda desconhecido, estaria adquirindo parte dos direitos do atleta para colocá-lo no Santos.

Revelação da equipe goiana na Série B do Brasileiro, Gil, de 22 anos, é sonho de consumo de vários clubes no país. O Cruzeiro ainda sonha com a contratação da jovem revelação, mas, nos bastidores, o clube mineiro admite que a participação de Luxa o deixa muito mais perto de fechar com o Peixe.

A identidade do investidor que estaria atuando com o técnico santista é desconhecida. Na época de sua apresentação, ele negou que uma grande empresa de laticínios fosse auxiliá-lo contratando reforços.

Reticentes, os dirigentes do Atlético Goianiense e o empresário Júlio Fortes, donos dos direitos do atleta, negam que haja uma proposta.

– Temos várias situações em andamento, mas não falei com o Santos. Eles fizeram uma sondagem, mas faz tempo – garante Fortes.

Quem está ajudando o Peixe?

Novo teste de resistência

Mercado está animado mesmo com o pronunciamento do Obama antevendo o fim da crise. DJIA firme acima dos 9k, e o S&P querendo cravar os 1000 pontos. Contudo, ainda tem a China... o BC deles reafirmou o compromisso com o alívio monetário.

Mas o lucro da Vale já mostrou uma queda na ordem de 80%... e o preço do óleo, a incógnita do pre-sal, os desdobramentos políticos da estatal? O Ibovespa está ameaçando romper mesmo os 55k. Será que consegue?

O nosso superavit em baixa (apenas 2% do PIB), a relação divida/PIB voltando a aumentar - embora a queda dos juros ainda venha a ser mais influente neste cenário futuro - e os gastos públicos cada vez maiores.

A turma do governo tem mesmo que torcer para voltarmos a ter crescimento, senão vai ficar difícil equalizar as contas.

Abs ^v^

Ronaldo e sua Lipo

sherek

O atacante Ronaldo aproveitou a operação que fez na mão esquerda, para fazer tambem uma lipoaspiração na região abdominal.

O jogador colocou doze parafusos para corrigir as fraturas da mão e tirou 750 mililitros de gordura.

As 5 semanas que terá que ficar parado em recuperação da cirurgia da mão,é tempo mais do que suficiente para se recuperar da Lipo.

Ronaldo em minha opinião,agiu de forma inteligente.

Se estava com dificuldades para perder os pneus da cintura e sua diminuir a barriga,nada mais lógico do que encurtar o caminho com a operação.

Se a lipoaspiração servir para dar mais mobilidade ao atacante,acho que os beques adversários terão que começar a se preocupar em dobro.

Cabe agora ao jogador se dedicar a recuperação para que a gordura retirada,não volte a ocupar espaço em sua cintura.

Como fazer álcool em gel - MDig

[30-07-2009]

Como o avanço da gripe A, o álcool em gel, destinado a assepsia complementar após a lavagem das mãos, já começa a rarear ou encarecer nas prateleiras das farmácias. Por isso aqui vai uma receita bem simples de quem queira fazê-lo em casa. Os ingredientes podem ser encontrados em qualquer fármacia ou drogaria de manipulação.


Ingredientes:
Para 1 litro de gel antibacterial

- 700ml de álcool a 96% (ou 1 litro de álcool a 70%)
- 300 ml de água
- 7.1/2 colherinhas de chá de carbopol
- 2.1/2 colherinhas de glicerina
- 2.1/2 colherinhas de trietanolamina

Se quiser que o gel tenha cor, precisa algumas poucas gotas de colorante vegetal e se ademais deseja que tenha aroma, pode agregar umas gotinhas de essencia a sua escolha também encontradas em drogarias.

Instrumentos:

- Uma vasilha de vidro com capacidade de um litro
- Um coador de malha fina
- Um recipiente pequeno de vidro
- Um batedor de ovo
- Um recipinte de plástico (reutilizar vasilhamens de álcool)

Preparo:
Coloque o coador sobre o recipiente pequeno e peneire o carbopol para desfazer os grumos. Utilize uma colher se necessário para pulverizá-lo por completo.

No recipiente grande, coloque a água e o álcool e agregue o carbopol lentamente enquanto mistura fortemente com o batedor.

Quando o álcool e o carbopol estiverem bem misturados, acrescente a glicerina lentamente, misture suavemente e depois coloque a essêncie e o colorante se desejado. Assegure-se de que tudo está bem misturado e acrescente pouco a pouco a trietanolamina, primeiro uma colherinha, mistura, outra colherinha e mistura, até que você obtenha a consistência desejada.

Se por algum motivo a mistura ficar muito pastosa, acrescente, pouco a pouco, mais álcool até obter novamente a consistência desejada.

Ao final guarde o produto no vasilhamen escolhido e tampe bem para evitar a evaporação.

Atenção: o álcool é inflamável, tenha cuidado na hora do preparo e mantenha o produto longe do alcance de crianças.

Sanduíches malucos


Um site inteiro dedicado a eles. Pra sair fora da monotonia do hamburguer e do misto quente!

Link: Insanewiches

Empresa cria urna funerária com o rosto do morto em 3D

do O Buteco da Net de ONEberto

Realmente não sei o que pensar sobre esse assunto, mas o poder da tecnologia 3D acabou se superando. Uma empresa está comercializando urnas, daquelas onde guarda-se os restos mortais, usando para isso, a imagem do morto. Em resumo, eles fazem um molde 3D da cabeça da pessoa e a transforma na última morada das suas cinzas.

Curiosamente, essa não é primeira e única. Uma outra empresa, chamada Eternal, lançou uma urna para satisfazer os amantes da série Star Trek.

Alguma dúvida de que farão sucesso pelo mundo? Você compraria?

Coca-Cola lança refrigerante à base de leite

do Saber é Bom Demais!! de Ester Beatriz

VioA Coca-Cola está lançando no mercado um novo produto: o refrigerante de leite.

A bebida efervescente batizada de Vio já foi testada pelo BevNET, um site especializado em fazer reviews de novos produtos na indústria de bebidas e que numa visão geral, acha que ela precisaria ser mais aprimorada. Eles alegam muito gosto de leite e pouco adocicado.

O conceito da bebida faz parte do Projeto Vida criado pela Coca-Cola com o objetivo de desenvolver opções de bebidas saudáveis à base de leite e teoricamente mais nutritivas.

O Vio leva leite desnatado, água gaseificada, aroma natural de frutas em quatro sabores e açúcar. E ao que tudo indica está sendo testado comercialmente primeiro nos Estados Unidos e se houver aceitação, será distribuído em outros países.

E aí, será que cola?

Se colar, cifras saltarão aos olhos dos produtores de leite… :=)

Via aletp

Lula na Balada

do O PIOR DOS PIORES de Bruno Campos

O Presidente Lula foi a uma balada. Lá chegando, é barrado na entrada pelo segurança:
- Por favor, senhor, a sua identidade.
Lula replica:
- Como assim identidade? Eu sou o Lula, não tá vendo ?
- Perdoe, senhor, mas existem muitos sósias por aí e a ordem dos organizadores da festa é pra só permitir a entrada mediante apresentação do documento de identidade.
- Cacete, mas eu não trouxe a identidade!!!
- Bem, senhor, esse tipo de situação já aconteceu com outras pessoas conhecidas. Por exemplo, o Pelé, que também havia esquecido a identidade, eu pedi que fizesse umas embaixadinhas, e o rei fez 100 embaixadas rapidinho e pôde entrar sem problemas. O Oscar também esqueceu a identidade eu pedi que fizesse umas cestas…o mão-santa foi lá e fez 20 sem errar. .. e assim por diante…
- CARAMBA, MAS EU NÃO SEI FAZER BOSTA NENHUMA!!!
- Seja bem-vindo Sr. Presidente, e perdoe-me pelo transtorno.

No Rio, é feio dizer que as favelas poluem

do Ponte Aérea de xicovargas

A comemoração em torno da Parceria Público-Privada para antecipar a coleta de esgotos na Barra da Tijuca e dar fim à já velha poluição das lagoas e cursos d'água da região é pura figuração. Não vai resolver, da mesma maneira que a estação de tratamento de São Conrado não impediu o apodrecimento da praia.

Embora nos últimos quinze anos se tenha atribuído a acelerada poluição das lagoas da Barra e de Jacarepaguá à multiplicação de condomínios, estado e município sabem muito bem que o crime resulta da ocupação desordenada. Onde se localiza a maior produção de despejos sem tratamento? Nos condomínios ou nas sessenta favelas que explodiram na área, no período? Quantos condomínios são necessários para igualar o despejo dos trinta mil barracos e apartamentos só da favela Rio das Pedras?

O problema é que o poder público no Rio de Janeiro patrocina um sistema de embuste permanente que passa de uma administração a outra e quase não se percebe. Mas nada em administração pública é regido por transferência automática – a menos que interesse. É o caso, por exemplo, dos esgotos que apodrecem praias e lagoas da cidade.

Da mesma maneira como só olha para os gatos gordos que lhe roubam água, a Cedae atribui o crime ambiental à classe média alta. E não está sozinha nisso. Um punhado de ambientalistas faz coro. Atribuir malfeitoria à favela é feio.

No segundo governo Garotinho, o que é atribuído à patroa, chegou-se ao absurdo de atravessar uma cerca de arame (com portão de ferro) na lagoa Tijuca para conter os águapes que vinham da lagoa do Camorim. As plantas proliferam nas águas podres e invadiam as praias da Barra depois das chuvas fortes. Há condomínios sem coleta de esgoto em volta da lagoa do Camorim? Não. Já favelas…

A estação de tratamento de esgotos de São Conrado foi inaugurada há quatro anos, custou quinze milhões de reais e dizia-se que, com ela, encerravam-se décadas de mar poluído e línguas negras ao final de cada chuva de verão. Cascata, como de hábito. Não há um só edifício da área fora da rede coletora, mas esqueceram que a Rocinha produz mais despejo que todos os condomínios de São Conrado juntos. Esse é outro vício carioca: achar que o problema das favelas é só o tráfico e o visual.

Biblioteca do Escriba - Jorge Henrique Cordeiro, Coordenador do Blog da Presidência da República

O Escriba

O universo é fluxo, a vida é opinião - anotações de um jornalista utópico



http://www.interney.net/blogs/oescriba/2002/06/30/biblioteca_do_escriba/


Junho 30th, 2002   (No views )

Estou tentando reunir aqui neste espaço obras que podem ser lidas online ou baixadas no seu computador. Tem de tudo um pouco: clássicos da literatura, livros raros já esgotados, biografias, livros de humor, políticos, de vanguarda. Aceito sugestões. Em alguns casos é só clicar no link para abrir o texto. Em outros, é preciso baixar um arquivo - em geral vêm com extensão .doc ou .pdf (o primeiro abre no Word, o segundo no Adobe Reader). Para salvar o arquivo em seu computador, clique no link com o botão direito do mouse.

Só peço uma coisa: não imprima os livros aqui sugeridos. Não é tão difícil assim ler no computador. Vc se acostuma, acredite. Boa leitura!

Coronela Nelson em resgate

Nunca imaginei que isso ia me acontecer um dia – uma coronel (ou será coronela?) foi meu anjo da guarda.

Tudo aqui no Afeganistão é difícil, como seria de se imaginar em uma país pobre, em guerra há 30 anos e montanhoso. Locomoção, só de helicóptero. Mas, dizem-me os americanos, há um déficit de helicópteros. Então cada deslocamento é um parto, claro, a prioridade vai para os soldados , que têm uma missão essencial a cumprir. E os jornalistas esperam abrir vaga nos helicópteros (ou birds, como eles chamam).

Obviamente, em uma guerra com a participação do exército americano, o The New York Times consegue a vaga antes que o Estadão. Entao eu fiquei presa aqui em Jalalabad. Meu destino inicial era a província de Kunar. Mas, fui informada, demora cinco dias para conseguir um vôo para a base aonde eu queria ir. A solução seria uma outra base.

Acordei as 4h da manhã e pulei num helicóptero para Finley Shields. Cheguei aqui perdidona, caí literalmente de para-quedas sem saber quem contactar, nem sabendo direito para onde eu ia. Estava eu puxando a mala e mais os 20 quilos de colete antibala e capacete a 45 graus centigrados, mais cinco toneladas de mau humor, quando veio uma moca loira e me disse – você é a jornalista do Brasil?, disse ela, entre uma colherada e outra de iogurte com morangos.

E eu , aliviada : "Sim!"

"Ah, eu sou a Coronel Nelson, a comandante daqui."

Uau. A mulher, super simpática, me levou para a sala dela.

" É, eu disse para o pessoal do public affairs que esse lugar aonde queriam te mandar não era ideal, pois você não ia conseguir ver o que queria, então eu estou aqui providenciando", ela me informou.

Magra, alta, loira, bonita – essa é a coronela Nelson. Super despachada, fala sem parar, um monte de besteiras politicamente incorretas engraçadas , tem 41 anos (parece 30).

"E aí, é dificil ser comandante, os homens afegãos te respeitam?"

"Olha, tenho muito mais dificuldade com os americanos, viu!"

Na mesa, tinha uma foto dela com um homem e duas crianças em Segways.

"São seus filhos?"

"Não, são meus enteados, filhos do meu marido. Eu sou a terceira mulher. Mas para os afegãos digo sim, são meus filhos, para não complicar."

Eu também já aprendi. Aqui, como na Índia, falo que sou casada e ponto. Divorciada soa como "sou portadora do vírus Ebola".

Coronel Nelson fez alguns telefonemas para seus homens na base de Connolly.

"Podem receber a jornalista do Brasil?"

Mulher ponta firme. Resolveu tudo em 20 minutos. E ainda me incluiu numa missão super interessante – "Você vai agora com o pelotão Ugly para falar com a polícia de Jalalabad, eles tiveram um IED lá recentemente."

À noite, voltei lá para agradecer. "Muito obrigada, Coronel Nelson."

E ela: "Imagine, nos vemos na volta, você vai de helicóptero, mas volta de comboio, aí nos vemos.
Estou indo na aula de aeróbica. Não é genial, tem uma oficial que nos dá aula de aeróbica aqui"

Genial.

Acabo de pusar em Kogyani.

Coronela porreta essa.

Os mais esquisitos brinquedos fabricados no Japão

do O Buteco da Net de ONEberto

O povo japonês é extremamente criativo. Os brinquedos são uma prova disso. Os fabricantes se aplicam tanto em criar inusitados mimos, que acabam exagerando na dose. Veja alguns exemplos disso.


Acredite, estes bonecos foram criados, principalmente, para ensinar parteiras a como conceber bebês nos séculos XVIII e XIX. Existem indícios de que também foram utilizados para fins de divertimento.

.
.
.


Neste brinquedo, você enfia o dedo num buraco e interage com o ambiente virtual dentro da caixa. Custa pouco mais de 48 dólares.

.
.
.

.
.
.


O H-Bouya fica com vergonha do que você tecla. Depois que você conecta na porta USB, ele fica monitorando suas buscas na web. Toda vez que você pressiona a tecla "H", ele fica vermelho como se estivesse com vergonha. A letra "H" vem de "hentai", desenhos eróticos japoneses.

.
.
.


Este talvez seja o brinquedo mais inquietante de todos os tempos. O bebê super peludo foi criado com espessos tufos de cabelo laranja brilhante, posicionados nos tornozelos, axilas, região pubiana. O intuito é fazer com que os proprietários tenham o prazer de depilá-la.

.
.
.


Este brinquedo japonês é equipado com sensores que permitem que ele simule as atitudes de um gato: ronronando, movendo suas pernas quando você faz carinho na sua barriga, e dormindo.

.
.
.


A idolatria por Barack Obama é tão grande, que já criaram um boneco do presidente norte-americano. As armas não estão incluídas no pacote, deixando o caminho aberto para o presidente carregar os acessórios que quiser.

.
.
.


Mais um brinquedo sem noção. Este foi feito para nadar dentro de uma garrafa com água. Em forma de polvo e lula, a Bandai vende cada bichinho por 6 dólares.

.
.
.


O Kaba Kick é uma espécie de roleta russa para crianças. O jogador aponta a arma para sua própria cabeça e puxa o gatilho. Se a arma não dispara, o jogador ganha pontos. Que tal?

Quer perder peso? Pergunte-me como!

do Capinaremos Blog de Zanfa

Alguns recomendam dietas milagrosas.

Mas nenhuma tão eficiente quanto essa:

balofo

Funciona mesmo, tente também!

Placa de trânsito inteligente


placa

Eu sou a favor de adotarmos essa política de velocidade aqui no Brasil. Muitas vidas seriam poupadas.

Surrupiei a imagem daqui

Posted in Imagens Interessantes

Enkuantu izu en uma camizeterria quarque

do Smokingpot.org de Cassiano

camiseta_divertida

Poçu extar enganadu + achu ki ezza num erra a intensção!

Deixem Jesus em paz

Da FOLHA DE SÃO PAULO

Por JUCA KFOURI

——————————————————————————–

Está ficando a cada dia mais insuportável o proselitismo religioso que invadiu o futebol brasileiro

——————————————————————————–

MEU PAI , na primeira vez em que me ouviu dizer que eu era ateu, me disse para mudar o discurso e dizer que eu era agnóstico: "Você não tem cultura para se dizer ateu", sentenciou.

Confesso que fiquei meio sem entender. Até que, nem faz muito tempo, pude ler "Em que Creem os que Não Creem", uma troca de cartas entre Umberto Eco e o cardeal Martini, de Milão, livro editado no Brasil pela editora Record.

De fato, o velho tinha razão, motivo pelo qual, ele mesmo, incomparavelmente mais culto, se dissesse agnóstico, embora fosse ateu.

Pois o embate entre Eco e Martini, principalmente pelos argumentos do brilhante cardeal milanês, não é coisa para qualquer um, tamanha a profundidade filosófica e teológica do religioso. Dele entendi, se tanto, uns 10%. E olhe lá.

Eco, não menos brilhante, é mais fácil de entender em seu ateísmo.

Até então, me bastava com o pensador marxista, também italiano, Antonio Gramsci, que evoluiu da clássica visão que tratava a religião como ópio do povo para vê-la inclusive com características revolucionárias, razão pela qual pregava a tolerância, a compreensão, principalmente com o catolicismo.

E negar o papel de resistência e de vanguarda de setores religiosos durante a ditadura brasileira equivaleria a um crime de falso testemunho, o que me levou, à época, a andar próximo da Igreja, sem deixar de fazer pequenas provocações, com todo respeito.

 

Respeito que preservo, apesar de, e com o perdão por tamanha digressão, me pareça pecado usar o nome em vão de quem nada tem a ver com futebol, coisa que, se bem me lembro de minhas aulas de catecismo, está no segundo mandamento das leis de Deus.

E como o santo nome anda sendo usado em vão por jogadores da seleção brasileira, de Kaká ao capitão Lúcio, passando por pretendentes a ela, como o goleiro Fábio, do Cruzeiro, e chegando aos apenas chatos, como Roberto Brum.

Ninguém, rigorosamente ninguém, mesmo que seja evangélico, protestante, católico, muçulmano, judeu, budista ou o que for, deveria fazer merchan religioso em jogos de futebol nem usar camisetas de propaganda demagógicas e até em inglês, além de repetir ameaças sobre o fogo eterno e baboseiras semelhantes, como as da enlouquecida pastora casada com Kaká, uma mocinha fanática, fundamentalista ou esperta demais para tentar nos convencer que foi Deus quem pôs dinheiro no Real Madrid para contratar seu jovem marido em plena crise mundial. Ora, há limites para tudo.

É um tal de jogador comemorar gol olhando e apontando para o céu como se tivesse alguém lá em cima responsável pela façanha, um despropósito, por exemplo, com os goleiros evangélicos, que deveriam olhar também para o alto e fazer um gesto obsceno a cada gol que levassem de seus irmãos…

Ora bolas!

Que cada um faça o que bem entender de suas crenças nos locais apropriados para tal, mas não queiram impingi-las nossas goelas abaixo, porque fazê-lo é uma invasão inadmissível e irritante.

Não mesmo é à toa que Deus prefere os ateus…

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mãe come o cérebro da própria filha

Otty Sanchez, de 33 anos, foi presa após ter comido cérebro, dedos e algumas outras partes do corpo de sua filha recém nascida, a qual possuia menos de 1 mês de vida.

Segundo declarações de Shanchez – que hoje encontra-se sob a fiança de 1 milhão de dólares -, o diabo foi o responsável por seus atos durante a prática dos mesmos.

Segue, logo abaixo, um vídeo que achei no YouTube sobre o caso:

Popout

San Antonio Uma mulher está sendo realizada em $ 1 milhão de fiança no assassinato do seu 3 ½ semanas de idade filho ontem. A polícia diz que ele foi desmembrado, com o rosto dilacerado longe e arrancar o seu cérebro. Ela aparentemente tinha comido o cérebro, três dedos e outras partes do corpo antes punhalada sozinha.

AP escreve que funcionários encontraram a mãe, Otty Sanchez, 33, sentada no sofá com uma auto-infligido ferida ao seu peito e cortou a garganta parcialmente, gritando, "Eu matei o meu bebé! Eu matei o meu bebê!" Sua irmã e sua irmã de duas crianças pequenas em casa, na altura, como era a mãe da mulher, que vive fora de volta.

Sanchez disse oficiais o diabo fez a fazê-lo. O pai do menino tinha deslocado a uma semana atrás.

Ela foi acusada de homicídio capital e estava sendo tratada hoje em um hospital. Uma tia disse que ela tinha problemas mentais e tinha sido "dentro e fora de uma enfermaria psiquiátrica" no passado.

O delegado William McManus disse aos jornalistas, hoje, que "você poderia ter ouvido um alfinete cair", quando os funcionários chegaram a uma casa-história. "É demais para mim abominável para descrevê-lo ainda mais."

Dormiu! | Classificados

8125 hdmi dogtag motos lakers scanner

S.Bernardo: sacolão é autuado por falta de higiene

SETECIDADES


Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC

Quem esteve no Sacolão Saúde, no Centro de São Bernardo se deparou com um lacre da Vigilância Sanitária interditando o estabelecimento. O motivo: problemas de higiene na manipulação de itens de origem animal e condições básicas de limpeza.

Clientes assíduos do sacolão desde a sua inauguração, em 1984, os aposentados Valter Salum, 65 anos, e Maria Almeida, 71, ficaram surpresos ao notarem que o estabelecimento estava interditado pela Vigilância Sanitária desde segunda-feira. "Sempre gostei daqui, e não tenho reclamação alguma. Gosto muito do queijo e das frutas e vegetais que eles vendem aqui. A mercadoria é muito boa", contou Maria.

O sacolão estava de portas fechadas até a tarde de ontem, quando o Diário chegou ao local. Nesse momento, os próprios funcionários do sacolão abriram as portas e romperam os lacres do estabelecimento. Questionados sobre o motivo da interdição, e se eles receberam autorização para reabrir o sacolão, os funcionários limitaram-se a informar que foram orientados para tal, sem explicar de quem teria partido a ordem.

A Prefeitura de São Bernardo destacou que o estabelecimento "está parcialmente interditado", o que significa que ele está autorizado a reabrir as portas, mas está impedido de vender produtos de origem animal, como carnes e ovos.

Procurados pelo Diário, representantes do Grupo NK - empresa responsável pelo Sacolão Saúde - não foram encontrados.

Adolescente é flagrado ao fazer entrega de drogas

SETECIDADES

Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC

Um adolescente de 16 anos foi detido na tarde de ontem, no Jardim Nazareth, em São Bernardo, acusado de tráfico de drogas. No momento da abordagem, ele estaria entregando drogas para moradores de um condomínio. Foram apreendidas cinco ampolas de cocaína e 30 trouxinhas de crack, além de um rádio comunicador e R$ 10.

Policiais da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) de São Bernardo receberam denúncia anônima de que algumas pessoas estavam traficando na Rua João 23, próximo ao Condomínio Esmeralda. Por volta das 14h, os investigadores foram para o local e surpreenderam o adolescente passando drogas pela grade do condomínio.

Ao perceber a presença dos policiais, o adolescente colocou o entorpecente na calça de um menino de 9 anos, morador do condomínio. "Ele tentou se desfazer da droga para não ser detido", contou a delegada responsável pela Dise, Kátia Cristófaro Martins.

'Organic has no health benefits'

Organic food is no healthier than conventionally produced food, a large independent review has concluded.

O QUE SÃO ESTRIAS E CELULITES?

Para entender o que são estrias e celulites, antes precisamos compreender como é a estrutura da pele humana. A pele é constituída pela epiderme, que é um tecido epitelial com várias camadas e pela derme, que é uma camada de tecido conjuntivo. O que diferencia os tecidos biológicos, que são um agrupamento de células, é o tipo de célula que os compõe.

Foto de uma lâmina com o corte de pele corado pelo método HE. Em evidência os tecidos que compõe a pele.

Esquema de pele humana, evidenciando os tecidos que a compõe.

Sobre a epiderme há uma camada de queratina, proteína que promove a morte das células epiteliais próximas, formando uma camada resistente ao atrito e à perda de água.

A epiderme é constituída por células epiteliais achatadas, que são constantemente renovadas, sendo que nos humanos essa renovação se dá a cada 2-3 semanas.  Enquanto a epiderme é constituída somente pelas células epiteliais, a derme, além de possuir células chamadas fibroblastos, também contém vasos sanguíneos, terminações nervosas, glândulas e fibras protéicas. É por isso que quando nossa pele é cortada superficialmente (como uma leve agulhada) ela não sangra e nem sentimos dor, porque somente a epiderme foi atingida.

Os fibroblastos presentes na derme produzem fibras chamadas colágeno e elastina, que conferem resistência e elasticidade à pele, respectivamente.   Apesar das fibras de elastina conferirem elasticidade à pele, elas têm um limite. Quando a pele estica demais, esse limite é ultrapassado, então ocorrem rupturas nas elastinas da derme, que dão origem as estrias. É por isso que na adolescência, fase de rápido crescimento corporal e também na gravidez, há grande tendência para o surgimento de estrias. As elastinas rompidas cicatrizam, no entanto, o novo tecido formado é do tipo fibroso e essa diferença de tecido é que dá o aspecto característico às estrias.

celulite

Abaixo da pele, ainda há a hipoderme, também chamada de camada subcutânea, que é constituída por tecido conjuntivo frouxo, sendo rica em fibras e células de gordura, os adipócitos. A gordura é importante por agir como isolante térmico e reserva de energia. As celulites são justamente saliências da gordura da hipoderme na derme, gerando as indesejadas "covinhas".  Por que as mulheres têm uma tendência maior a apresentarem celulites do que os homens? Por 2 fatores: o primeiro, as mulheres normalmente possuem uma estrutura corporal com mais gordura do que os homens e segundo, a disposição das fibras presentes na hipoderme são diferentes no homem e na mulher, facilitando o aparecimento da celulite na mulher.

Como fazer compras no Japão pela Internet

Tenso

A Tenso.com é uma empresa que traz uma solução perfeita para fazer compras no Japão, mesmo quando a loja não dá a opção de enviar as mercadorias para o exterior. Ela funciona como intermediário entre você e qualquer loja online no Japão de uma forma muito simples:

  1. Você se registra e terá um endereço lá no Japão para receber suas encomendas
  2. Você pode fazer compras online em sites japoneses de sua preferência, mas ao invés de dar seu endereço real você dá seu endereço japonês da Tenso
  3. A Tenso recebe o pacote e envia para você!

Para quem não tem a menor idéia de onde fazer compras, a Tenso.com tem uma listinha de sites recomendados de algumas categorias. Você pode comprar de qualquer outro site, é claro, mas fique atento pois existem coisas que eles não podem exportar – inclui drogas, animais vivos (não dá para importar um gato…) , artigos obcenos (não dá para comprar em sexshop), dinheiro, documentos e várias outras coisas.

Observação: eu ainda não fiz nenhuma compra através deles, mas se eu fizer postarei aqui no blog se deu tudo certo (ou não!). Caso você já tenha feito ou queira ser a primeira "cobaia", por favor conte-nos sua experiência!



Leia também:

Pareto em ação

do estalo.org de Mastropietro Luiz

Segundo a Lei de Pareto, 80% das consequências advém de 20% das causas. Inspirada no princípio 80/20, muitos economistas pregam que 20% dos seus melhores clientes correspondem a 80% do seu faturamento.

Com base nesta premissa, o que faz mais sentido para uma marca em tempos de crise? Conquistar novos usuários, ou focar na retenção dos seus clientes mais fiéis?

ImageShack

Seguindo a visão positivista do Estalo sobre a "Crise do Bem", parece que finalmente a Lei de Pareto entrou em cena com mais afinco depois da catástrofe econômica.

Se em 2008 eu não tinha quase nenhuma regalia, hoje eu posso pagar 50% em qualquer cinema por ser usuário da operadora Claro, ou pagar 50% do valor do ingresso de qualquer partida do brasileirão por ser correntista do Itaú. Sem contar nos vôos da TAM, que estão dando beneficios que vão bem além de passagens aéreas com o sistema de fidelidade MultiPlus - só nos resta se quando a crise passar, os benefícios vão perdurar.

Talvez um contraponto interessante dessa história seja imaginar o custo benefício das campanhas promocionais de operadoras de telefonia celular que focam nos outros 80% relativos aos "piores clientes".

Na Vivo "você fala até 10 vezes mais", na Claro "você fala até 20 vezes mais", e na Tim você tem "4 benefícios fantásticos". Mas será que essa canibalização entre elas não acaba reduzindo as margens de lucro ao mesmo tempo em que demandam investimentos cada vez maiores em publicidade massiva? O quanto essa guerra é capaz de construir para essas marcas?

No curto prazo deve funcionar. Mas Pareto deve se revirar no caixão.

Os "Gabriels" brasileiros que viajam pelo mundo em busca de conhecimento

O economista carioca Gabriel Buchmann, 28, desapareceu em Malawi, na África, há mais de dez dias, durante uma escalada. Era a última etapa de sua volta ao mundo para conhecer a pobreza de perto, antes de começar o doutorado em economia na Universidade da Califórnia. Antes que digam que ele primeiro deveria ter conhecido o Brasil, respondo que o Gabriel já havia passado pelo Nordeste e a região amazônica.

Sua iniciativa se assemelha à de muitos brasileiros na faixa dos 20 anos que viajam pelo mundo para experimentar outras culturas. Gerações anteriores no máximo passavam temporadas nos Estados Unidos ou em países mais avançados da Europa, como França e Inglaterra. Hoje é bem diferente.

Nos meus tempos no Oriente Médio, encontrei em Beirute o jovem Omar, de São José do Rio Preto, que decidiu passar um ano estudando inglês na capital libanesa. Inglês mesmo, não errei. Árabe ele já falava. Também sei, de leitura, do Fernando Kallas, um carioca descendente de libaneses que viveu um ano em Beirute, onde escrevia textos no seu blog sobre a terra dos seus avós. O Gustavo, diplomata e PhD pela London School of Economics, mora no campo de refugiados de Shatila para estudar os jovens palestinos. Paulo Pinto, acadêmico do Rio, ficou dois anos em Aleppo para escrever sua tese sobre os sufistas.

Em Israel, conheci a Renata, correspondente do Globo, e a Daniela, do Estadão. Duas meninas judias que foram conhecer de perto o conflito palestino-israelense. Um dia, em Ramallah, fiquei impressionado com a desenvoltura da Renata, amiga de vários palestinos da cidade que serve de capital da Autoridade Palestina. Descobriu o outro lado do checkpoint de Qalandia. Aqui no blog, sempre lemos os comentários dos dois "Gabriels" que vivem em Tel Aviv e descrevem a sociedade israelense. Eles me mostraram, com orgulho, a cidade onde moram, descrita por eles como a "bolha". Agora, a Mariana também está viajando pelo Oriente Médio. Chega amanhã a Israel. A Carolina largou Nova York e São Paulo para passar meses morando em Gana e Serra Leoa.

Sem falar na Patrícia Campos Mello, correspondente do Estadão em Washington. Seguindo os passos do pai dela, se tornou jornalista de guerra e está no Afeganistão (cliquem no nome dela nesta página para ler o blog).

Na China, na Índia, na Austrália, na Indonésia – sempre há um brasileiro de mochila, Ipod e um livro na mão. Muitos com o ideal do Gabriel Buchmann, de conhecer o mundo, de ficar em casas de locais, de usar a experiência para melhorar o Brasil, como americanos, europeus e australianos já fazem há décadas. Torço para que tudo esteja bem com ele para que, em breve, possa nos contar toda a sua experiência em um livro, escrito em português. Um carioca do Leblon consegue nos relatar de uma maneira muito mais próxima como é a África do que um inglês de Oxford ou um americano de Boston.

Claro, eu me espelho um pouco no Gabriel, apesar de já ter ultrapassado os 30 e estar naquela idade que os jogadores de futebol começam a se aposentar e tenistas há muito tempo abandonaram as raquetes. Mas também viajei pelo Oriente Médio, visitando lugares como Gaza, Curdistão e sul do Líbano. Quis conhecer de perto os conflitos da região que tanto atrai as atenções do mundo. Também um ano antes de começar o meu PhD. Em vez de escalar, nado em alto mar. Hoje, era para o Gabriel ter retornado ao Rio. Pegaria o visto de estudante e, daqui algumas semanas, estaria na Califórnia. Quem sabe ainda consiga. Vamos esperar. Queria um dia conversar com ele

Mais informações podem ser encontradas no blog sobre o Gabriel

LULA E A POESIA DA MISÉRIA

do Reinaldo Azevedo | VEJA.com de Reinaldo Azevedo

Lula discursou ontem na inauguração de uma escola técnica federal em Campina Grande, na Paraíba (ver post) e afirmou que "o papel do governo federal é o de uma mãe". Até outro dia, ele diria que é o de um "pai". Mas quer Dilma Rousseff como sua sucessora, daí a mãe. Não dá ponto sem nó. Voltamos no tempo bem uns 60 anos. Aí o presidente decidiu fazer um pouco de poesia da miséria, mas agora em sua versão exitosa, virtuosa: escolheu uma garota, Isabela de Oliveira Araújo, como símbolo do "Bolsa Família", que ele e quase toda a imprensa chamam de "programa de transferência de renda".

No governo FHC, que atendia a cinco milhões de famílias com assistência direta — na abastança, Lula ampliou para 11 milhões —, as ações do que agora se chama Bolsa Família eram classificadas pelos petistas (e pela imprensa) como "medidas compensatórias para minimizar os efeitos do reajuste neoliberal da economia". Hoje, transformaram-se em programa de "transferência de renda".

E Lula mandou bala naquela sua poesia meio chinfrim. "Como a gente pode esperar que uma criança que não toma café da manhã seja inteligente, se ela levanta e vai dormir com a lombriga menor querendo comer a maior? Dê comida para essa criança, para chegar a uma escola". Ou ainda: "Vamos ver o que vai ser dessa menina, que estava predestinada a ser mais uma menina sem futuro em Campina Grande. Ela vai ter uma profissão e vai poder construir sua vida independente. Essa menina é mais um exemplo daquilo que é a força motora do que me faz fazer política."

Ai, ai. O assistencialismo é uma droga pesada. Vicia não só aqueles que são atendidos por seus "programas" como também os analistas, que não conseguem pensar. Até outro dia, um programa de "transferência de renda" só seria assim denominado se fosse sustentável - vale dizer, se criasse condições para que as pessoas pudessem andar sobre as próprias pernas e se provocassem mudanças estruturais na sociedade. Vocês sabem: é aquela metáfora-clichê do peixe — dar o dito-cujo ou ensinar a pescar? O Bolsa Família não mudou a sociedade brasileira e, sobretudo, não criou nem mesmo a semente para que, um dia, deixe de ser necessário. Ao contrário: o governo só o expandiu.

Nordeste na mesma
Estudo da Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, prova que renda maior não mudou o Nordeste. Isso significa que os efeitos positivos do programa, especialmente no consumo, existem enquanto a doação de recursos continuar. É simples assim. Pode-se até falar, se alguém quiser insistir na idéia, em doação de renda — assim como podemos doar o que não nos faz falta ou nos é supérfluo. Mas transferência de renda??? Lembro os três primeiros parágrafos de reportagem do Estadão a respeito, com base num estudo da Função Getúlio Vargas:

A renda da população do Nordeste, região mais carente do Brasil, cresceu nos últimos anos impulsionada pelo fortalecimento da economia nacional e pelos programas de transferência de recursos como o Bolsa-Família. O dado negativo é que isso não refletiu em melhora na qualidade de vida das pessoas que apenas sobrevivem nesses Estados e nem contribuiu para um desenvolvimento local sustentável.
Serviços essenciais a que todos deveriam ter acesso como saúde de qualidade, educação universal, moradia adequada e segurança apresentaram crescimento bem abaixo da média do aumento de renda.
Os dados são de uma pesquisa inédita feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Projetos, que apresenta amplo diagnóstico das mazelas e conquistas socioeconômicas dos nove Estados nordestinos, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, entre os anos de 2001 e 2007.
O levantamento traça um retrato detalhado do atraso da região Nordeste com base em 36 microindicadores oficiais agrupados em oito temas: saneamento básico, qualidade de moradia, educação, segurança pública, renda, emprego, desigualdade e pobreza.

Muito bem. As ações do governo contra as condições estruturais do atraso foram muito modestas, especialmente no Nordeste, que, não obstante, virou palco preferencial do Bolsa Família. O programa é uma espécie de crack da assistência social: tem efeito imediato, vicia rapidamente e transforma os consumidores em zumbis dependentes dos fornecedores de pedra. "Ah, mas Lula é adorado no Nordeste"! Outros benfeitores já o foram antes dele. O fato de eu reconhecer a democracia como valor inegociável não implica que eu tenha de adotar os juízos da maioria. De jeito nenhum!

Digamos que um governo tenha de se preocupar, sim, em matar a fome das Isabelas do Brasil, tomadas em sua individualidade. A pergunta que interessa é como o país vai parar de criar as condições para que a miséria prospere, formando a horda de estado-dependentes do país. E, nesse caso, Lula dá uma escandalosa resposta prática.

Enquanto o discurso da miséria se traduz na miséria do discurso, com sua fanfarra assistencialista, ele dá apoio integral a José Sarney (aquele do Maranhão, ONDE EXISTE UMA ISABELA A CADA CANTO), a Renan Calheiros e, literalmente, ao que há de pior na política brasileira. Mais do que isso: esses progressistas, evidentemente, têm Schopenhauer Lula da Silva nas mãos, atado sabe-se lá a quantas chantagens políticas. O que sabemos é que o PMDB ameaçou Lula com a CPI da Petrobras e com o risco de não se alinhar com a candidatura Dilma. Imaginem, então, quais são os termos da negociação que não conhecemos.

Inteligentes que são, os meus caros leitores já chegaram sozinhos à síntese necessária. É o Brasil dos Sarneys e Renans, aliados de Lula, que dão à luz as condições miseráveis em que nascem as Isabelas, que serão, então, socorridas pelo assistencialismo de Lula, que, por sua vez, dá os braços aos Sarneys e aos Renans… Não! A síntese das sínteses ainda não é essa, mas esta: nesse Brasil, as Isabelas precisam, certamente, de Lula (o pai) e de Dilma (a mãe). Mas os dois precisam desesperadamente das Isabelas.

Sem as Isabelas, a dupla fica sem poesia.

Assédio até fora do campo

 
 
Por Marcelo Onaga | 23/07/2009

Depois de contratar por valores estratosféricos atacantes, zagueiros e técnicos brasileiros, os clubes europeus agora se voltam para executivos brasileiros. O Liverpool, um dos maiores clubes da Inglaterra, convidou o vice-presidente de marketing do São Paulo e diretor de estratégia da Rede Record, Julio Casares, para participar do processo de seleção que escolherá seu novo presidente. Casares foi o único latino-americano a fazer parte da lista de cinco nomes proposta pela consultoria de recrutamento Odgers Berndtson. Mas recusou. Sondado também pelo SBT, Casares renovou por mais quatro anos com a Record.


CBF dará Taça Bolinhas ao São Paulo

Enviado por Gilmar Ferreira -
29.7.2009
| 6h00m

A taça de bolinhas

Sei que o assunto é chato, batido, mas sei também que é um tema que desperta interesse em pelo menos grande maioria das torcidas de Flamengo, São Paulo e Sport: a Taça de Bolinhas.

Mas, desta vez, ao que parece, estamos próximos do último capítulo desta novela que já se estende por longos e cansativos 22 anos.

É que por obra e graça de um astuto e interessado leitor rubro-negro, que, por motivos particulares me pede o anonimato, a ouvidoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se pronunciou sobre o caso.

Conforme o email que divulgo aqui, enviado pelo ouvidor da entidade Ronald de Almeida Silva ao nobre leitor, a Diretoria de Competições da CBF decidiu conferir ao São Paulo a posse em definitivo do troféu.

Em sua resposta, enviada ao leitor cinco dias após a consulta feita através do site da entidade, Ronald diz que o departamento responsável dá o caso por encerrado.

"Portanto, a chamada "Taça de Bolinhas" será entregue ao clube SÃO PAULO em data a ser definida de comum acordo entre a CBF e o clube", diz o ouvidor da CBF na alínea h da resposta denominada no comunicado da entidade como "ADENDO 82: COPA UNIÃO 1987, PENTACAMPEÃO BRASILEIRO E A TAÇA DE BOLINHAS: revisão_09".

Na alínea seguinte, o ouvidor avisa que "A DCO/CBF informou a esta Ouvidoria que "o caso da COPA UNIÃO 1987 está encerrado e arquivado e que nada mais há a comentar sobre o assunto".

Trata-se de comunicado simplesmente bombástico, pois até hoje não houve um pronunciamento oficial da entidade sobre o impasse causado a partir da criação dos módulos de disputa do Brasileiro de 87.

Oficialmente, o Sport venceu o módulo amarelo e o Flamengo o verde.

Como não houve o cruzamento entre os dois primeiros de cada módulo, a CBF declarou o time pernambucano campeão, embora a opinião pública tenha ficado do lado do time carioca.

Quando o Flamengo de Júnior, Gaúcho, Gilmar e Cia conquistou o Brasileiro de 92, seus dirigentes não foram hábeis o suficiente para conduzir o caso na esfera política.

Ao contrário dos dirigentes do São Paulo que, com o quinto título alcançado em 2007, passaram a trabalhar nos corredores da CBF pela posse do troféu oferecido pela Caixa Econômica Federal e que até hoje mantém em seu poder.

Os rubro-negros acordaram e, em outubro do ano passado, depois de um ano de costura com os presidentes do Clube dos 13 e da CBF, estiveram perto de um acordo salomônico baseado num documento assinado pelos dirigentes do Sport no final dos anos 90, por ocasião da filiação no C13.

Mas, já era tarde.

O índice de rejeição a um acordo de bastidores foi mais forte, e a grita vinda de todos os lados assustou tanto a Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, quanto a Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

Desde então, os rubro-negros deixaram o tema em segundo plano, e os dirigentes do São Paulo, animados conquista do terceiro Brasileiro consecutivo, seis, desde 1971, se fortaleceram no imbróglio.

Se a versão do ouvidor tiver realmente o aval da diretoria da CBF, como parece não haver dúvidas, estará resolvido o mais longo impasse desta competição em seus 38 anos de disputa.

E o mais curioso, para não dizer lamentável, é que no último dia 25, por ocasião do falecimento do ex-goleiro Zé Carlos, uma nota publicada no mesmo site oficial da entidade, conferia ao finado atleta o título de campeão brasileiro de 1987.

Pelo Flamengo.

Receba este blog

Só eles lucraram


O Corinthians negociou seus titulares, e alguns reservas, a preço de banana.

Outros ainda estão por sair.

Mario Gobbi desrespeitou o torcedor corinthiano, mas falou uma verdade, embora envolta em omissões e mentiras.

Business (Negócio) foi o termo utilizado por ele para explicar o inexplicável.

Mas para quem ?

Com certeza o Corinthians não realizou um bom negócio.

Já os dirigentes e empresários envolvidos nas transações estão saltitantes, com os bolsos transbordando.

Porque, na verdade, esta diretoria do Corinthians vive de negociar jogadores.

E estou falando de profissão.

Os 10 % que viraram praxe em qualquer negócio realizado no Corinthians, evidentemente não vão para apenas um bolso.

Do que vive o Presidente do Corinthians ?

Não tem empresas em seu nome.

Não possui imóveis.

Não é empregado de ninguém.

Sua função no clube não é remunerada.

Do que vive André Negão ?

Oficialmente recebe R$ 3 mil por mês para cuidar do CE Tomaz Mazzonni, na Zona Norte de São Paulo.

Local próximo das bancas de bicho de um tal André da SORTE.

No Corinthians, oficialmente, não é remunerado.

Mas freqüentemente está viajando para a Europa, entre outros lugares.

Com R$ 3 mil de renda ?

Um milagre.

Dr. Mario Gobbi, Salário de Delegado, padrão de vida de Empresário.

Como consegue.

Este pequeno relato é justificado pela mísera quantia arrecadada pelo clube para negociar seus principais atletas.

Evidente quem foram os verdadeiros beneficiados pelas transações.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Charlatão na área


O "Vidente" Salafrário de Ogum, amigo do Madureira, disse que Roberto Brum precisa ser afastado para que o Santos possa ser campeão.

Segundo ele, o atleta possui energias negativas.

E teve dirigente que escutou e até acreditou no charlatão.

Pobre Santos…

"Lost" vai trazer de volta personagens da primeira temporada

28/07/2009 - 08h39

da Reuters, em San Diego

Os personagens Juliet Burke (Elizabeth Mitchell) e Daniel Faraday (Jeremy Davies) estarão de volta em "Lost" no próximo ano, ao lado de vários outros que não eram vistos desde a primeira temporada, disseram produtores do seriado no fim de semana, durante uma apresentação na convenção Comic-Con.

A revelação confirma relatos que já vinham sugerindo uma espécie de grande reencontro de personagens de "Lost" na temporada final da série. No último episódio da temporada que terminou em maio, os náufragos detonaram uma bomba na ilha misteriosa, na esperança de reiniciar os últimos anos de suas vidas.

Divulgação
Os personagens Juliet Burke (Elizabeth Mitchell) e Daniel Faraday (Jeremy Davies), de "Lost"
Os personagens Juliet Burke (Elizabeth Mitchell) e Daniel Faraday (Jeremy Davies) estarão de volta na última temporada de "Lost"

A notícia foi uma das poucas novidades reveladas durante uma apresentação de uma hora em San Diego que incluiu vários novos falsos anúncios e curtas paródicos, mas nenhuma imagem da temporada final.

Os produtores disseram que a temporada final vai assemelhar-se à primeira, sob alguns aspectos.

"Na primeira temporada, os personagens corriam pela selva, tudo era intenso e surpreendente, e sobravam descobertas emocionais sobre os personagens", disse o produtor executivo Carlton Cuse. "Temos um jeito com o qual vamos fazer isso também na temporada final."

Mas os fãs não precisam temer que alguma espécie de "reboot" narrativo invalide tudo o que já aconteceu, "porque isso seria uma grande sacanagem", disse Jorge Garcia, que representa Hugo.

A série vai empregar um novo artifício narrativo singular, que não terá sido usado antes.

"A temporada das viagens no tempo acabou, a temporada do flash forward acabou", disse o produtor executivo Damon Lindelof. "Vamos fazer algo diferente."

Quanto aos enigmas remanescentes relativos à trama, "vamos responder tudo o que for importante", assegurou Lindelof.

Fãs passaram a noite acampados para assistir à apresentação sobre "Lost" no Comic-Con, que ocupou a maior sala da convenção de cultura pop, um espaço geralmente reservado para apresentações sobre os maiores filmes do verão americano.

Leia mais

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Arquiteto projeta muro para conter expansão do deserto do Saara

Tempestade de areia no oeste da África (arquivo)

As areias de desertos e dunas estão em constante movimento

Um projeto para a construção de uma barreira de 6 mil quilômetros através do deserto do Saara, norte da África, para tentar conter a desertificação de terras vizinhas, foi apresentado pelo arquiteto sueco Magnus Larsson em uma conferência na sexta-feira em Oxford, Grã-Bretanha.

A barreira seria formada por dunas solidificadas de areia e se estenderia da Mauritânia, no oeste da África, até o Djibuti, no leste.

A areia seria estabilizada pela adição em larga escala de bactérias que podem tornar solidificar a massa em poucas horas, endurecendo-a como se fosse concreto.

"Minha resposta (ao problema da desertificação) é um muro de arenito, feito de areia solidificada", afirmou Larsson, que se descreve como um arquiteto de dunas.

Países do norte da África já apresentaram um plano de plantar árvores para formar o que chamaram de Grande Cinturão Verde para evitar que a areia do deserto se expanda.

A proposta do arquiteto seria um complemento e não uma substituição à proposta do plantio de árvores.

"Forneceria o suporte físico para as árvores", disse o arquiteto à BBC. E, o mais importante, segundo Larsson, poderia ser mantida no local mesmo se as árvores fossem cortadas.

"As pessoas destes países são tão pobres que elas cortam as árvores para fazer lenha", acrescentou.

'Congelamento' de dunas

Em 2007 um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a desertificação é o grande desafio dos tempos atuais, o fenômeno ameaça potencialmente um terço da população da Terra, cerca de 2 bilhões de pessoas.

A ONU teme que a expansão dos desertos obrigue populações inteiras a se retirarem de cidades e, segundo Larsson, o problema da desertificação atinge cerca de 140 países.

Em Oxford, Larsson mostrou o exemplo de um vilarejo chamado Gidan-Kara, na Nigéria, que teve que ser removido por conta do avanço das dunas. Ele afirmou que este é apenas um de muitos exemplos encontrados na região.

A muralha seria construída com o "congelamento" das dunas de areia do deserto que se movem com o vento transformando-a em arenito. Os grãos de areia seriam unidos com o uso de uma bactéria chamada Bacillus pasteurii, encontrada em terras úmidas.

"É um micro-organismo que produz, por um processo químico, a calcita, um tipo de cimento natural", afirmou o arquiteto.

Larsson teve a ideia de usar a bactéria a partir da pesquisa de uma equipe da Universidade Davis da Califórnia, que investigava o uso da Bacillus pasteurii para solidificar o solo em áreas com propensão a terremotos.

Vilarejo afetado pelas dunas na Mauritânia

As dunas obriga pessoas e lavouras a se afastarem do deserto

De acordo com o plano do arquiteto as bactérias seriam injetadas nas dunas em larga escala, ou seria usada uma espécie de represa, com balões gigantes, cheios da bactéria.

"Permitiríamos que as dunas fossem para cima da estrutura e então estouraríamos os balões", disse.

Vantagens

O plano também proporcionaria vantagens para populações locais, afirmou o arquiteto. Por exemplo, a muralha poderia fornecer sombra, abrigo ou uma estrutura para coletar água.

No entanto, Larsson admitiu que o projeto também apresenta uma série de problemas.

"Exitem muitos detalhes que ainda precisam ser considerados nesta história: políticos, práticos, éticos e financeiros. Meu projeto está repleto de desafios", afirmou.

"No entanto, é um começo, é uma visão: gostaria que, pelo menos, este projeto iniciasse uma discussão", acrescentou.

Pesquisar este blog