Vejo lá e ponho aqui

sábado, 5 de setembro de 2009

Os Submarinos-Aeródromos e a Mãe das Guerras Futuras

Os Submarinos-Aeródromos e a Mãe das Guerras Futuras

A idéia de submarinos carregando aeronaves pelos mares existe desde a invenção desses artefatos voadores. São Navios-Aeródromos Submersíveis, também conhecidos como Submarinos Porta-Aviões ou mais exatamente como Submarinos-Aeródromos (SAe).

Os únicos já construídos em toda a história naval foram os lendários SAes japoneses da IIGM, os Sen Toku I-400, que foram os maiores submarinos não-nucleares jamais construídos pelo homem, com os inacreditáveis hidroaviões Seiran a bordo.

Diversas Marinhas pelo mundo ainda hoje projetam essa incrível plataforma visando seu emprego com novas aeronaves V/STOL. Essas Marinhas já compreenderam que, para uma plataforma de lançamento de aeronaves escapar da ameaça dos submarinos modernos, é melhor comportar-se como um deles.

Há todo tipo de projeto nas pranchetas, desde os mais poderosos a simples submarinos auxiliares com hangares para helicópteros ou até barcos voadores.

Os americanos e os chineses são os mais avançados. Entretanto, nada se compara aoZHENG HE, que seria a Mãe Nuclear dos Submarinos-Aeródromos.

Os chineses se aventuram há tempos pelo mundo dos SAes. Chegaram a projetar um incrível submarino duplo com uma enorme plataforma entre eles contendo um hangar e o deque de vôo. Para fugir do perigo, o J-10 Chuang Zao mergulharia e sumiria em dois tempos.

Mas hoje, a Marinha Chinesa propõe a concepção de um programa de Submarino-Aeródromo Nuclear (SSNCV), chamado Zheng He, de emprego estratégico, que seria uma espécie de "Mãe" gigantesca.

Seria como uma baleia conduzindo seus filhotes pelos oceanos que, na verdade, são mais parecidos com os peixes parasitas que acompanham os tubarões.

Esse submarino mãe levaria aeronaves internamente, com capacidade de descolagem e aterrissagem, além de lançadores de diversos tipos de mísseis, como os anti-navios e até os estratégicos.

Serviriam em seus deques internos 40 aeronaves de caça, 5 helicópteros anti-submarino, e 3 AWACS não tripulados. Eles decolariam e pousariam nas pistas dispostas em ambos os lados do deque de voo.

Essa gigante Mãe das Guerras Futuras seria equipada com 32 silos de mísseis nucleares estratégicos localizados em sua popa (ver 4 séries de 8 silos), que lhe forneceria uma grande capacidade de ataque nuclear. Na proa, haveria 4 silos de mísseis anti-navios e anti-aéreos.

Porém, com sua grande novidade, seriam montados berços em ambos os lados do gigantesco Zheng He para quatro submarinos convencionais ou nucleares. Para abrigar os filhotes e tudo mais, tal submarino poderia ter um peso bruto de deslocamento submerso de algo como 60 mil toneladas.

Esses "filhotes de baleia" ou "parasitas" poderiam conduzir escolta subaquática sem serem detectados e poderiam receber todo o seu fornecimento debaixo d'água, quebrando o paradigma atual de que precisam sempre subir à superfiície.

Roberto Silva

DEFESA BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog