Vejo lá e ponho aqui

sábado, 26 de setembro de 2009

Harbin – A cidade do Gelo

do China Trade Center - Arte e Cultura de China Trade Center

Capital da província de  Heilongjiang, no extremo nordeste da China, é a décima cidade mais populosa da China, sendo uma importante cidade econômica, política, e tecnologia, por aí estarem siuados alguns centros importantes de estudo como o Instituto de Tecnologia de Harbin.

2451189A cidade tem forte influência russa, não só por fazer fronteira com o país, mas por ter sido fundada por eles com a expansão da ferrovia Transiberiana. Por isso podemos ser vistos pela cidade palácios e igrejas de arquitetura russa  como Catedral Ortodoxa de Santa Sofia e a Avenida Zhognyang Dajie.

Mas o que traz  os holofotes a cidade é o inverno. Durante os meses de novembro a março a cidade se torna a mais fria da China, e a cidade abriga o Festival Internacional de Gelo e Neve, que em sua 23ªedição no ano passado recebeu 9 milhões de turistas, mais do que a cidade de São Paulo recebe anualmente.

Ice_Snow_WorldCom temperatura na casa dos -40 a -30 graus, é possível ver pelas ruas inúmeras esculturas de dragões, animais e tudo o que se possa imaginar. Hóteis e bares também entram no clima, criando mesas e paredes de gelo.

harbin-ice-lantern2O Sun Island, parque da cidade, recebe inúmeras esculturas de artistas do mundo todo. Monumentos de cartões postais do mundo todo como a Torre Eifel, Big Ben, Estatua da Liberdade são reproduzidos em gelo.

Para se ter uma idéia as margens do rio Sungari, que  passa pela cidade, é esculpido uma replíca da cidade proibida, aquela mesmo encontra em Beijing, com a capacidade para mais de 50 mil pessoas.

P200904141610387434252872

O inverno e o festival levam a cidade a era do gelo, que só acaba ao raiar do sol no começo do mês de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog