05/09/2009
Três dos saquês degustados: Nambu Bijin Junmai Guinjô, um saquê seco com aroma de nozes e sabor suave; Nambu Bijin Junmai Guinjô Yamada Nishiki (Shimpaku), seco mas equilibrado e com aromas de frutas; e Ozeno Yukidoke Daiguinjô, meu favorito: um saquê nobre e versátil que vai bem até com iguarias italianas.
Na semana passada o restaurante Kinoshita (Rua Jacques Félix, 405, Vila Nova Conceição - Te.: 0/xx/11/3849 6940) ofereceu um menu degustação harmonizado com seis saquês durante dois dias, em parceria com aYamato Comercial. Perdi os jantares mas acabei participando de um almoço para a imprensa onde pude não só conhecer esses novos saquês como também matar as saudades da cozinha do chef Murakami, que continua barbarizando com suas criações. Abaixo, os pratos harmonizados.
It's showtime! O chef Murakami se prepara para o início do 'espetáculo'.
Começo arrebatador: Edamame (vagem de soja verde cozida), Misso nama foie gras (foie gras marinado no missô) e Yamakake: uni to okuro (cará ralado com ouriço) servidos com o refrescante saquê Nambu Bijin Nigori.
O refrescante saquê Nambu Bijin Junmai Guinjô acompanhou a levíssimaHotate nama wakame soup (sopa de alga e vieira)...
...e o Mini sashimi – sushi com dois molhos: um mais encorpado para o sashimi, e outro mais suave, preparado na casa, para o sushi.
O Wagyu tataki (Tartare de Kobe beef tropical) foi servido com o Nambu Bijin Junmai Ginjo Shinpaku...
...assim como o Tako to ebi no maldron yaki (Polvo e camarão grelhado com flor de sal)
O Maguro truffle style (Atum maçaricado com aroma de trufas) foi harmonizado com o Oze no Yukidoke Daiguinjo
Kinoko mix tempura lemon fumi (Tempurá misto de cogumelos) também harmonizado com Oze no Yukidoke Daiguinjo
O saboroso Unazaku (enguia e pepino com molho ponzu), ponto alto da degustação para muitos, servido com o Oze no Yukidoke Junmai Guinjo.
Assim como o Garlic sauce wagyu steak (Fatias de Kobe beef com alho frito e shoyu da casa)
E o Hiyashi soba (soba gelado com akagai)
O Hojicha ice to azuki (sorvete de chá japonês com feijão azuki) foi servido com o Oze no Yukidoke Licor de Yuzu, levemente doce. Preferi saboreá-los separadamente, para não comprometer os sabores, pois o sorvete acabava revelando apenas o amargor do Yuzu. O Licor de Yuzu é citricamente delicioso (seria o Lemoncello japonês?) e foi uma unanimidade na mesa.
Sobert de yuzo com manga e bolo aerado molhado com chá de frutas, para encerrar o banquete.
Os grãos de arroz e seus polimentos. Quanto mais polido, menor o rendimento mas melhor o saquê.
Chisato, a sommelière de saquês do restaurante.
Escrito por Marcelo Katsuki às 23h52
Nenhum comentário:
Postar um comentário