Vejo lá e ponho aqui

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Tortinhas de limão

do Technicolor Kitchen de Patricia Scarpin

English version

Lime tartlets / Tortinhas de limão

Sou tão banana – não consigo dizer "não" à minha irmã.

Ela finalmente veio me visitar e passamos o sábado juntas. Quando lhe disse que prepararia esfihas – porque ela adora – ouvi a seguinte resposta "nossa, faz tanto tempo que não como torta de limão..." :D

Eu queria algo diferente da última torta de limão siciliano que fiz e por isso combinei a massa de torta fantástica da Deb (não encolhe dentro do forno!) com o recheio fresquinho de limão da Nigella. Se a opinião da minha irmã for levada em conta – ela pediu para levar tortinhas para casa – esta receita é para guardar. :D

Lime tartlets / Tortinhas de limão

Tortinhas de limão

- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
¼ colher (chá) de sal
½ xícara + 1 colher (sopa) - 126g – de manteiga sem sal, bem gelada (ou congelada), em pedaços pequenos
1 ovo grande

Recheio de limão:
raspas da casca + o suco de 2 limões
¾ lata (295g) de leite condensado
2/3 xícara (160ml) de creme de leite fresco

Comece pela massa: no processador, pulse a farinha, o açúcar e o sal juntos. Espalhe os pedacinhos de manteiga sobre os ingredientes secos e pulse até misturar (alguns pedacinhos de manteiga ficarão do tamanho de flocos de aveia, outros ficarão do tamanho de ervilhas). Quebre o ovo numa tigelinha e bata ligeiramente com um garfo, apenas para misturar a gema e a clara. Adicione o ovo à massa, um pouquinho a cada vez, pulsando a cada adição. Depois de acrescentar todo o ovo, dê longas pulsadas – 10 segundos cada – até a massa, que vai parecer granulada após a adição do ovo, formar montinhos; antes de atingir este estágio, o som do processador vai mudar – usei a Kitchen Aid, com o batedor em forma de pá, em todo o processo.
Transfira a massa para uma superfície e sove-a rapidamente, somente para incorporar porções pequenas de ingredientes secos que possam estar soltas. Forme uma bola, embrulhe com filme PVC e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

Abra a massa: unte doze forminhas para torta, de fundo removível, com 9cm de diâmetro cada (ou use uma forma para tortas grande, de 22cm). Abra pequenas porções de massa gelada sobre um pedaço de papel manteiga enfarinhado até obter círculos rústicos de aproximadamente 11,5cm – vá levantando e girando a massa para evitar que ela grude no papel, ou abra-a entre dois pedaços de plástico igualmente enfarinhados. Transfira os pedaços de massa para as forminhas preparadas e preencha-as, usando as pontas dos dedos para selar qualquer rachadura que apareça. Dobre a massa sobressalente para dentro, apertando com as pontas dos dedos e formando laterais duplas, mais espessas – se sobrar muita massa, empurre-a para baixo com os dedos, em direção ao fundo das forminhas. Fure a massa toda com um garfo.

Leve as forminhas ao freezer por pelo menos 30 minutos, preferivelmente mais tempo, antes de assar.

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte o lado brilhante de um pedaço grande de papel alumínio e corte aproximadamente em doze quadrados; coloque cada quadrado, com o lado untado para baixo, sobre a massa, deixando-o diretamente em contato com ela. Agora, a melhor parte: já que você congelou a massa, não vai precisar usar pesinhos ou feijões secos sobre o papel alumínio para assar. Leve as forminhas ao forno por 20 a 25 minutos ou até que dourem levemente.
Retire do forno e remova cuidadosamente os pedaços de papel alumínio – se houver bolhas na massa, aperte-as com as costas de uma colher. Asse por mais 10 minutos ou até que firmem e dourem bem – a cor é importante, pois massas muito brancas não têm tanto sabor. Transfira as forminhas para uma grade e deixe esfriar completamente.

Prepare com antecedência: a massa crua, embrulhada em filme PVC, pode ser conservada em geladeira por até 5 dias ou congelada por até 2 meses; a massa já assada pode ser guardada em recipiente hermético por até 2 meses, mas o sabor se manterá mais fresco se ela for assada diretamente retirada do freezer (já aberta e dentro da forma).

Recheio: usando a batedeira, bata todos os ingredientes numa tigela grande até obter um creme espesso. Despeje o recheio nas bases de torta assadas e frias e leve à geladeira por 30 minutos ou até firmar.

Rend.: 12 tortinhas

Lime tartlets / Tortinhas de limão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog