Vejo lá e ponho aqui

sábado, 1 de agosto de 2009

Quer se lembrar de tudo o que você aprendeu?

O que aconteceria se você pudesse lembrar-se de tudo o que aprendeu com tal precisão que pudesse livrar-se de seus livros? Há algum tempo eu li (não me lembro mais onde) sobre isso e sobre um software chamado mnemosyne, que achei muito interessante. Achei que seria útil e fiz o download do software, e é claro, gostei tanto que mereceu um post aqui neste blog.

Mnemosyne é um software grátis e opensource que exibe flashcards (cartões pedagógicos ou simplesmente, cartões) em repetições espaçadas de acordo com a memorização do cartão. O algorítmo do software decide quando irá apresentar o cartão de acordo com o nível de quão bem você memorizou a resposta. Este algorítmo é baseado no estudo de Piotr Wozniak, como pode ser visto no artigo de Gary Wolf. Basicamente, o artigo é baseado na percepção que há um momento ideal para praticar o que foi aprendido. Pratique antes do tempo e você perderá seu tempo. Pratique muito tarde e você terá esquecido o que aprendeu e terá que reaprender. O tempo certo para praticar é exatamente no momento que você estiver a ponto de esquecer. Infelizmente, este momento é diferente para cada pessoa e para cada tipo de informação, segundo o artigo. Imagine que você tem uma pilha de milhares de cartões. Alguns dos cartões que estão nessa pilha são os que precisam ser praticados neste exato momento. Quais serão eles? É nisso que o algorítmo ajuda.

Felizmente, Piotr Wozniak descobriu, ou na verdade redescobriu, que o esquecimento dos humanos seguem um modelo. Nós esquecemos exponencialmente. Este fenômeno é chamado de "the spacing effect" (não achei nenhuma tradução para este termo). O fenômeno foi identificado primeiramente em meados de 1880 por um pesquisador alemão chamado Herman Ebbinghaus. Ebbinghaus memorizou uma série de sílabas sem sentido e mediu rigorosamente quanto tempo levava para esquecê-las e para reaprendê-las. Suas análises conduziram as primeiras descrições sobre o "spacing effect". Veja gráfico abaixo:

Gráfico de Wozniak sobre

Gráfico de Wozniak

Analisando o gráfico podemos observar na linha azul clara que a chance de se lembrar a medida que o tempo passa cai drasticamente se não revisarmos o que foi aprendido. Observe pela linha vermelha que se o assunto for reestudado quando a chance de lembrar cair para 90% a retenção do assunto a medida que o tempo passa melhora consideravelmente. E se novamente o assunto for lembrado quando cair para 90%, o tempo de retenção melhora ainda mais.

Vamos olhar outro gráfico agora:

Curva do esquecimento

Curva do esquecimento

A Curva do Esquecimento descreve como retemos ou esquecemos informações que aprendemos/memorizamos. Este exemplo é baseado na memorização que ocorre durante uma hora de leitura. (Universidade de Waterloo, Serviços de aconselhamento psicológicos)

No primeiro dia, no começo da leitura, você inicia sem saber nada, ou 0%. No fim da leitura você estaria sabendo 100% do que leu.

Durante o segundo dia, se você não fez nada com a informação que aprendeu naquela leitura, não meditou sobre ela, não a leu novamente, etc. você perderá de 50% a 80% do que aprendeu. Nosso cérebro está constantemente retendo informações de forma temporária: fragmentos de conversas ouvidas na calçada, o que a pessoa à sua frente está vestindo. Por estas informações serem desnecessárias, e sendo que não irão aparecer novamente, nosso cérebro as descartam junto com o que foi aprendido na leitura e que você gostaria de reter.

No sétimo dia nós nos lembramos ainda menos e no trigésimo dia, nós retemos entre 2% e 3% do que foi retido no primeiro dia! Ou seja, se precisar dessa informação novamente, terá que relembrar-se de tudo novamente.

Mas podemos mudar o formato da curva! Um grande sinal para nosso cérebro para manter um bloco específico de informação e aquela informação surge novamente. Quando a mesma coisa é repetida, seu cérebro diz: "Oh! Você por aqui novamente, é melhor eu guardá-la". Quando você é exposto a mesma informação repetidamente, leva cada vez menos tempo para "ativar" a informação na sua memória de longo prazo e ela se torna fácil para você recuperar a informação quando precisar dela.

Então, se quiser se lembrar de tudo o que aprendeu, você deve estudar novamente de tempos em tempos. Só que este tempo é diferente para cada pessoa, e o software Mnemosyne o ajuda neste quesito. Em outro post irei postar um pequeno tutorial de como usar o Mnemosyne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog