02/08/2009
Segundo dados de 2006 do Relatório "Perspectivas da População Mundial das Nações Unidas" o Japão lidera o ranking mundial de Expectativa de Vida ao nascimento. O Brasil ocupa a 92a. posição (72,4 Geral; 68,8 H, 76,1 M)
Ao estudarem os fatores que influem na longevidade, as pesquisas científicas costumam convergir em alguns pontos. A genética é determinante – a predisposição hereditária tem um peso de 20% a 30% sobre quanto se vive. Alimentar-se adequadamente e não fumar conta pontos. Desenvolver a espiritualidade e manter uma vida interior rica, descobriu-se recentemente, concorre para avançar nos anos com saúde e boa disposição. Finalmente, para chegar aos 100 anos, ou perto disso, é preciso manter uma vida social ativa, conservando laços estreitos com a família, amigos ou vizinhos.
O fator "Alimentação Adequada" é o tema do livro Culinária Japonesa - O Segredo da Vida Longa, da editora JBC, que destaca a utilização de arroz, legumes, soja, algas, frutos do mar e principalmente de peixes na culinária japonesa. Publicado originalmente em 2004, com a capa vermelha, o livro tornou-se um clássico, ganhou nova encadernação e está sendo reeditado em 2009.
O capítulo "Peixes e seus Benefícios" traz a ficha de 21 tipos de peixes utilizados no Brasil no preparo de alimentos japoneses, com seu nome em português e japonês, curiosidades, benefícios, como comer, habitat, do que se alimenta e quais as espécies conhecidas.
O livro traz também 22 receitas de sushis e outros pratos com peixe, como o Ikezukuri (sashimi de peixe vivo), maguro ponzu (sashimi de atum grelhado) e teriyaki (peixe grelhado com molho agridoce).
A receita abaixo, Salmão Butter Shoyu - Salmão com Manteiga e Shoyu, foi extraída do livro O Segredo da Vida Longa:
Ingredientes (para 1 pessoa)
80 a 100 gramas de salmão inteiro
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) shoyu
aji-sal
1 folha de shissô (erva muito comum na culinária japonesa e parecida com a alface)
gergelim branco torrado
Modo de fazer
1 - Com uma faca bem afiada corte o salmão em cubos e tempere com aji-sal.
2 - Esquente uma frigideira e coloque a colher de manteiga.
3 - Enquanto a manteiga derrete acrescente o shoyu e em seguida o salmão. Mexa com o hashi – pode usar uma espátula ou uma colher. Refogue em fogo alto por cinco minutos, no máximo. Só para dourar o molho.
4 - Retire do fogo e coloque em um prato pequeno. Enfeite com o shissô cortado fininho e gergelim branco.
Cadastre-se na AACJ através do site http://www.aacj.com.br e entre em contato conosco pelo e-mail contato@aacj.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário