Vejo lá e ponho aqui

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bolsa de Valores: como funciona, como se ganha dinheiro?

do - novo-MUNDO de SLK R

Muffet

Não vou explicar os básicos da Bolsa de Valores. Vá no Google e procure que tem DEZENAS, CENTENAS de sites explicando detalhadamente e didaticamente. Nestes posts irei comentar AS MINHAS EXPERIÊNCIAS, e recomendo ler com cautela e analisar. Não vá bancar o retardado de achar que eu sou o mestre da bolsa de valores.

Comecei a investir pela Itaú Corretora. Tinha conta no Itaú, então achei mais fácil. Comprei umas ações de Petrobrás e Vale e fiz umas vendas lucrando uns valores patéticos. Eu operava até então no mercado fracionário. Acabei desistindo. O valor cobrado em taxa de corretagem por eles não compensa para pequenos investidores.

Invisto pelo Home Broker operando ações diretamente do meu computador, sem interferência de terceiros. Eu compro e vendo a hora que eu quiser com os preços do mercado. Mando dinheiro para a corretora através de TEF (transferência eletrônica de fundos) ou DOC, e para sacar dinheiro tem uma opção no menu do HB (home broker).

A segunda corretora pela qual operei foi a Título (vulgo EASYNVEST). Esta é bem mais econômica e cobra por negócio executado. R$10 reais por uma ordem de venda ou uma ordem de compra executada.

É CARO!

Ouço pessoas dizendo que R$10 por corretagem é caro. Para investir na bovespa não há mínimo, mas pessoalmente recomendo uns 10 mil reais. Caso contrário não vale muito a pena. Com menos de 10 mil a grana irá se diluir caso você queira montar uma carteira de ações. E comprar de 100 ações só traz sofrimento, acredite. Menos de 100? Nem pense em entrar no mercado fracionário (eu pelo menos não faço nem 1cm de questão).

Pois então, a Easynvest tem uma boa plataforma, mas saí de lá depois de o sistema não estar disponível por uma manhã inteira. Isso é um absurdo.

Fui atrás de outra corretora, comparei várias e escolhi a Spinelli que chama seu HB de INVESTBOLSA. Eles cobram R$16,90 por ordem executada. Os motivos da escolha?

  1. - Software desktopTrader pro
  2. - Possibilidade de operar pelo celular (+R$40/mês)
  3. - AjaxTrader, HB direto pelo site deles (o da Easynvest é parecido com este, inclusive)

____

Enfim. Se você vai começar na bolsa agora eu recomendo uma das três corretoras a seguir. As três aparentemente funcionam bem e cada uma no seu preço.

TOV: R$5 por ordem executada

Easynvest: R$10 por ordem executada

InvestBolsa: R$16,90 por ordem executada

Para abrir conta você precisa preencher uma documentação chatinha e enviar pelo correio. É tranquilo.

Depois que eles analisam e aprovam seu cadastro você deposita a grana na conta da Corretora, eles liberam acesso ao Home Broker e você pode operar comprando e vendendo ações!

Até o próximo post! o/

__

foto: Muffet on flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog