André Lobato
colaboração para a Folha de S. Paulo
http://www.ocwconsortium.org/
Universidades de todo o mundo começaram a disponibilizar seus cursos na internet, sem que haja necessidade de matrícula, cadastro ou taxa.
O OCW (OpenCourseWare Consortium), um tipo de rede internacional de cursos abertos, reúne materiais oferecidos pelos professores em sala de aula, provas e todo o conteúdo que o docente usa em suas disciplinas.
Iniciado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em abril de 2001, o projeto conta hoje com duas centenas de instituições comprometidas a divulgar ao menos dez disciplinas.
"O objetivo é atender tanto quem está ensinando como quem está aprendendo. Um professor pode observar como outro oferece a disciplina e fazer modificações na sua. Um aluno autodidata pode fazer o curso completo, apenas não terá certificação", explica Steve Carson, presidente do OCW.
Atualmente, o Brasil conta com quatro universidades membros do OCW. Na prática, contudo, apenas a FGV (Fundação Getulio Vargas) possui links para cursos, focados basicamente em administração.
Stavros Xanthopoylos, diretor-executivo da FGV Online, adianta que cursos focados em sociologia e filosofia para professores do ensino médio serão disponibilizados neste ano.
Os cursos da instituição brasileira são animações em que se segue aula após aula clicando com o cursor em uma seta. Em outras faculdades com disciplinas no OCW, entretanto, a navegação é menos amigável.
Um menu reúne os títulos de cada aula, e outro, os documentos, como artigos, para serem baixados. O conteúdo pode ser usado livremente por todos, desde que para fins não comerciais e que seja citada a fonte.
Aulas em português
Além das poucas aulas de instituições de ensino nacionais, é possível acessar disciplinas que foram traduzidas para o português pelo Universia, braço educacional da holding Santander.
Existem hoje cerca de 150 traduções completas para o português das aulas do MIT.
Apoiadas pela instituição, 19 universidades brasileiras planejam a adesão ao OCW. "Não há data marcada. Cada universidade está se organizando internamente", afirma a gerente de relacionamento com as universidades do Universia, Cristiane Louzada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário