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sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Prefeitura de São Paulo testa pavimentos permeáveis para regiões de enchentes

12/Novembro/2009

Pavimento drenante asfáltico e o concreto intertravado drenante estão sendo avaliadas na Universidade de São Paulo


Ana Paula Rocha

A Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana) de São Paulo está testando dois tipos de pavimentos permeáveis para serem aplicados em pontos crônicos de enchente. Os materiais foram desenvolvidos na FCTH (Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica) e estão sendo avaliados na USP (Universidade de São Paulo).

Divulgação: Siurb
Dois pisos permeáveis foram aplicados no estacionamento da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, a ideia é avaliar de forma técnica a possibilidade de utilização do material porque, apesar de ter sido apontado como alternativa às obras convencionais de controle das enchentes, há pouca experiência nesse sentido no Brasil. No exterior, no entanto, as medidas de infiltração e de retenção de pequeno porte mostraram ter um efeito complementar no controle das enchentes, reduzindo ainda a poluição difusa.

Foram desenvolvidos dois materiais: o pavimento drenante asfáltico e o concreto intertravado drenante, este último composto por blocos de concreto poroso. A aplicação dessas soluções é semelhante à do piso asfáltico e do concreto intertravado, respectivamente, que são os produtos usualmente utilizados.

A secretaria ainda ressaltou que os dois tipos de pisos têm uma grande permeabilidade, "de modo que o fator limitante se constitui na capacidade de infiltração do próprio solo onde está assentado o piso". Por isso, em locais de solo argiloso e de baixa permeabilidade será necessário associar poços ou trincheiras de infiltração para elevar a infiltração das águas pluviais no solo.

Além dos testes da USP, o piso drenante também foi executado em um estacionamento da FCTH e será monitorado no próximo ano para implementação em outros locais.

De acordo com a secretaria, os pavimentos permeáveis custam cerca de 20% a mais que os pisos hoje utilizados. A expectativa é de que as soluções sejam aplicadas em obras da Prefeitura de São Paulo já no próximo ano, podendo ser utilizadas inicialmente em calçadas e, conforme o resultado dos experimentos, também em vias.

Divulgação: Siurb
Pavimento de concreto intertravado drenante é composto por blocos de concreto poroso
Divulgação: Siurb
Foto do pavimento drenante asfáltico sendo aplicado para testes

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