Vejo lá e ponho aqui

terça-feira, 8 de setembro de 2009

gazpacho de berinjela

gaspacho_berinjela1S.jpg

Da edição de julho de 2009 da revista Bon Appétit saiu esse gazpacho diferente, feito com berinjela. Usei duas unidades pequenas dessas simpáticas rajadas grelhadas na churrasqueira, que é onde eu faço a maioria nos legumes durante os meses calorentos do verão. Ficou uma sopa muitíssimo saborosa e interessante, nós aprovamos.

Serve 8 pessoas
2 berinjelas grandes cortadas ao meio
5 colheres de sopa de azeite de oliva
4 tomates grandes e maduros cortados em quatro
2 cebolas médias picadinhas
2 dentes de alho picadinhos
3/4 de colher de chá de cominho em pó
1/8 de colher de chá de pimenta cayenne
3/4 xícara de iogurte integral
1/2 xícara de suco de limão
1/4 xícara de tahini [pasta de gergelim]
2 xícaras de água
Azeite extra na hora de servir

Pré-aqueça o forno em 325ºF/ 162ºC. Pincele as berinjelas com azeite e salpique com sal e pimenta. Coloque as berinjelas com a parte cortada para baixo numa forma forrada com papel alumínio. *Eu pulei esse processo, fazendo na churrasqueira. Asse até que a beinjela fique macia. Deixe esfriar, remova a casca e as artes com mais sementes. Coloque a polpa cozida numa vasilha e reserve.

Bata os tomates no liquidificador ou no processador. Coe para remover as semente e reserve.

Aqueça o azeite numa panela robusta e refogue a cebola e o alho ate ficarem dourados. Acrescente o cominho em pó e a pimenta cayenne. Junte o iogurte, o suco de limão e o tahini. Misture bem, desligue o fogo. Junte a berinjela assada. Bata em partes o refogado de berinjela com o suco de tomate no liquidificador. Junte água até conseguir a expessura desejada—eu deixei mais grossa. Acrescente sal a gostom, coloque tudo numa sopeira e leve à geladeira. Pode fazer no dia anterior. Mantenha refrigerado. Na hora de servir acrescente mais azeite individualmente, ao gosto do freguês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog