Vejo lá e ponho aqui

sábado, 22 de agosto de 2009

Profissão de Técnico de Informática e Analista de Sistemas a caminho da regulamentação no Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na quarta-feira (19/08) proposta que regulamenta a profissão de analista de sistema e técnico em informática. O projeto do senador Expedito Júnior segue, agora, para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da casa. Caso essa comissão também sinalize de forma positiva, a proposta será apreciada pela Câmara dos Deputados.

Caso seja aprovada em definitivo, a proposta permitirá aos profissionais da área atuarem de forma regulamentada.

O projeto de Expedito Júnior sofreu algumas modificações promovidas pelo senador Marconi Perillo. O substitutivo determina que apenas profissionais com curso superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Processamento de Dados poderão exercer a profissão de analista de sistemas. Já para desempenhar a função de técnico de informática, o projeto determina a comprovação de diploma de ensino médio ou equivalente de curso técnico de Informática ou de Programação de Computadores. Esses diplomas devem ser expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.

O texto original previa ainda a criação dos conselhos regionais e conselho federal de informática, mas o relator da CCJ explicou que esse tipo de decisão deve partir do Poder Executivo, sendo inconstitucional a criação por meio de projeto de lei.

A regulamentação já está gerando opiniões contrárias e discussões acirradas.

E você? Contra ou à favor?

Fonte: Lista do Velho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog