Vejo lá e ponho aqui

quinta-feira, 5 de abril de 2012

São Paulo ganha site que mostra horários de ônibus em tempo real

São Paulo ganha site que mostra horários de ônibus em tempo real:

Olho Vivo, da SPTrans.
Andar de ônibus na capital paulista ficou mais fácil agora. Um novo serviço da São Paulo Transportes (SPTrans) acessível via web com versão adaptada para smartphones iPhone e Android permite visualizar os horários e o posicionamento (!) dos ônibus em tempo real.
As vantagens são claras: programar-se melhor para esperar menos no ponto, ter mais segurança quanto à pontualidade, ajudar amigos ou parentes novos na cidade… O site fica no http://olhovivo.sptrans.com.br e é bem simples e direto. Na tela inicial há dois campos de busca exclusivos, para pesquisar por número ou nome das linhas. Os resultados mostram as linhas de ônibus que passam no ponto pesquisado, horários e permitem expandir um mapa que aponta a posição dos coletivos em tempo real.
Se a sua preocupação é com a pontualidade e eficiência do sistema, os testes do Estadão irão tranquilizá-lo. Na última sexta a publicação testou o serviço por 35 minutos na Parada Paulista do Corredor Rebouças. Foram 40 ônibus; 7 bateram em cima com a previsão do serviço web, os demais tiveram atrasos ou chegaram mais cedo por muito pouco — coisa de um ou dois minutos. Nos perguntamos por que a mesma tecnologia não é aplicada nos banners digitais que avisam o tempo estimado da chegada de um ônibus — que costumam errar por muito, esquecer ônibus ou simplesmente empacar.
A eficiência se deve à fibra ótica presente nas 160 paradas dos seis chamados “corredores inteligentes”: Santo Amaro, Campo Limpo/Rebouças, Inajar de Sousa, Parelheiros, Pirituba e Expresso Tiradentes. Segundo Mauricio Lima Ferreira, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação e Receita da SPTrans, a precisão do serviço é de 67%, mas sobe a 90% quando se adiciona dois minutos de tolerância à chegada/saída dos ônibus.
E para quem parar usa o corredor Campo Limpo/Rebouças, a oferta é ainda melhor: acesso Wi-Fi gratuito. É preciso fazer um cadastro prévio com o uso do CPF e a conexão é limitada a 15 minutos com intervalos de 2 horas, mais que suficiente para consultar que horas e para onde vão os ônibus e, de quebrar, dar uma olhadinha no Twitter ou Facebook. [Estadão (2), Folha]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog