Vejo lá e ponho aqui

domingo, 13 de maio de 2012

Ideia luminosa: uma lâmpada comum com sensor de movimentos integrado, é só rosquear

Ideia luminosa: uma lâmpada comum com sensor de movimentos integrado, é só rosquear:
Meus deslocamentos noturnos pela casa ficaram bem mais seguros depois que instalei uma lâmpada com sensor de presença integrado. Foi só rosqueá-la em uma luminária no corredor, sem qualquer instalação especial. Funciona bem, a instalação é exatamente igual à de uma lâmpada comum, consome pouca energia e talvez eu até tenha uma para sortear para vocês!
Ao contrário dos sensores de presença ou movimento tradicionais (“minuteiras”), que exigem uma instalação elétrica que mexe na fiação, esta lâmpada vem com o seu próprio sensor integrado.
Isso significa que basta rosqueá-la no bocal de uma luminária da sua casa, deixar o interruptor permanentemente aceso (afinal ela se encarregará de decidir quando acender) e ter iluminação segura e consistente sempre que se mover pela casa à noite.



Trata-se de uma configuração ideal para casas com crianças, idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção, mas também serve para iluminar as cabeceiras de escadarias, porões, a porta de entrada (onde você precisa procurar a chave e ao mesmo tempo enxergar ao seu redor por segurança), corredores e mais.
O modelo que eu adquiri para iluminação noturna em um corredor da casa tem um soquete compatível com o bocal padrão brasileiro (E27), dispensando qualquer adaptador, e funciona tanto em 110 quanto em 220 volts (embora o anúncio do produto dissesse que era só 220, a caixa informa que é bivolt). Ele é de 48 leds e consome meros 3W enquanto aceso, embora ilumine o suficiente para preencher todo o ambiente.
A luminosidade é de 270 lúmens, suficiente para leitura em caso de necessidade, mas não com conforto – mas mais do que suficiente para enxergar todos os obstáculos do meu ambiente, localização das maçanetas, identificar chaves, encontrar roupas, etc.
O sensor de movimento é bem sensível, a ponto de eu não recomendar colocá-lo em áreas externas onde ele possa ser acionado pelo movimento de galhos de árvores ou similares. O ângulo de cobertura é amplo (100º x 4m), e quando o ambiente não está claro e um movimento é detectado a luz acende sem barulho e sem piscar, e fica acesa por 35 segundos após o movimento terminar.



Na minha casa esta lâmpada ecológica e de segurança resolveu um grande problema prático, solucionando a iluminação e balizamento de um corredor por onde trafego todas as noites e cujo interruptor ficava extremamente mal posicionado.
Em locais onde não houver um bocal mas houver uma tomada disponível, é fácil providenciar uma luminária de mesa ou de pendurar na parede para poder fazer uso da lâmpada também, e foi o que a minha irmã fez em uma escadaria da casa dela cuja iluminação noturna dependia de um interruptor mal posicionado e especialmente difícil de acender quando ela estava com as mãos ocupadas.
Ela relata que a lâmpada automática melhorou não apenas a praticidade mas também a segurança, porque agora não acontece mais de ela se aproximar da cabeceira da escada no escuro, nem de descê-la sem acender a luz devido à impossibilidade de usar o interruptor.
Comprei o meu modelo por cerca de R$ 20 no DealExtreme, e a entrega demorou cerca de 5 semanas, diretamente na minha casa. Já vi exatamente o mesmo modelo à venda no Mercado Livre, mais caro mas com envio imediato por Sedex, e até mesmo em lojas brasileiras de produtos importados, mas não tenho nenhuma para indicar.
Comprei algumas unidades a mais para distribuir aos familiares e, caso eu perceba nos comentários deste post que vocês têm interesse em que eu sorteie um deles (pelo menos umas 10 pessoas dizendo onde o usariam seria uma boa forma de manifestar o interesse…), posso providenciar o sorteio posteriormente, que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog