Vejo lá e ponho aqui

domingo, 6 de dezembro de 2009

Não somos o país da piada pronta?

do Barbara Gancia de Barbara Gancia

Para quem ficou melindrado com a brincadeira que Robin Williams fez sobre o Brasil no programa do David Letterman, convém tomar conhecimento de duas piadas muito populares na Europa.

A primeira é manjadíssima na França:

-Dois franceses estão batendo papo na porta da boulangerie, quando um diz que no Brasil só tem puta e jogador de futebol.
O outro responde: "Mas eu sou casado com uma brasileira".
E o primeiro rebate: "Puxa, em que time ela joga?"

E a segunda é contada em Portugal há mais de século:

-Manoel, o português, vem para o Brasil deixando a Maria e três filhos na terrinha. Quando volta a Portugal, rico, dono de dezoito padarias, após 15 anos de ausência, lá encontra um outro filho filho, o Pedrinho, com 12 anos.

Passa o tempo e o portuga, que tem saudades do Brasil, diz à Maria que vai voltar ao Patropi levando consigo o Pedrinho, deixando em Portugal o resto da família.

A Maria fica indignada: "Mas como vais nos deixar e não levas os outros miúdos e só o Pedrinho que é seu filho ilegítimo?"

"Ora, Maria, acalma-te," retruca o portuga. "É que o Pedrinho lá vai se dar bem, pois o Brasil é que é terra de filho da puta".

*

Para quem acha que piada com argentino, português e japonês pode e de estrangeiro com a gente não pode, fica aí o registro.

Ué, não somos um país de gozadores, de gente simpática e afável, do jogo de cintura? Por que a carranca quando o alvo somos nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog